A Grande Florianópolis será atingida por fortes chuvas nesta terça-feira (28), conforme alerta a Defesa Civil. A previsão do tempo indica uma precipitação de 165 mm na Capital, número maior que a média histórica do mês de novembro, que é de 129 mm.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A chuva deve começar já durante a madrugada e ter picos no final do dia. A atenção deve ser redobrada nas áreas de encosta, que têm a possibilidade de ficar com o solo mais encharcado e também com as ruas alagadas. O risco é muito alto para deslizamentos, enxurradas e alagamentos, aponta a Defesa Civil.
As rajadas de vento devem ficar entre 50 km/h e 70 km/h, e o mar também deve ficar agitado com ondas entre 2m e 2,5 m. As temperaturas seguirão como nesta segunda (27), variando entre 19ºC e 22ºC, conforme a Epagri/Ciram.
Em função das chuvas, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) informou que irá suspender as aulas e atividades administrativa presenciais no campus de Florianópolis. As escolas municipais e as unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) estavam com as aulas mantidas até o fechamento desta reportagem.
Continua depois da publicidade
A Prefeitura informou que estará com maquinários (como hidrojatos, caminhões e escavadeiras), circulando pelas ruas que, eventualmente, estejam com problemas de alagamento. As equipes da Secretaria de Assistência Social também estão preparadas para fornecer serviços de acolhimento para a população.
Em casos de emergências, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo 199.
Veja imagens das chuvas em SC
Outras regiões afetadas
Outras regiões no centro-leste do Estado também devem ficar atentas, em especial o Litoral Sul, Planalto Sul e Vale do Itajaí. No mapa a seguir, elaborado pela Defesa Civil, o risco é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para ocorrências associadas aos temporais e chuva intensa, como alagamentos, enxurradas e deslizamentos

Leia também
Chuva em SC deixa regiões em “alerta vermelho” para risco de alagamentos e deslizamentos
Continua depois da publicidade