As chuvas constantes em Blumenau já causam 58 deslizamentos de terra e e 11 quedas de árvore até a tarde desta quinta-feira (21). Ao todo, 90 ocorrências já foram registradas devido ao volume de chuva que caiu na cidade. Até o início da tarde desta quinta, o caso mais grave foi registrado no fim da tarde desta quarta-feira (20), quando um deslizamento de terra atingiu os fundos de uma oficina localizada na Rua Johann Sachse, no bairro Badenfurt

Continua depois da publicidade

> Receba todas as notícias de Blumenau e região no seu WhatsApp. Clique aqui.

A chuva que começou no domingo (17) e ainda não parou, preocupa a Defesa Civil devido à alta possibilidade de deslizamentos por causa do solo encharcado. Até a manhã de quarta-feira (20), 20 deslizamentos haviam sido registrados, 24 horas depois mais 24 foram aconteceram.

Apesar do grande número de deslizamentos registrados na cidade, nenhuma família foi atingida, segundo informações da prefeitura de Blumenau e da Defesa Civil.

De acordo com o AlertaBlu, o fenômeno deve continuar assim até sexta-feira (22). Depois, o tempo nublado oscilará com aberturas de sol e pancadas de chuva. Ainda na manhã desta quinta-feira (21) o nível do Rio Itajaí-Açú marcava 5,44 metros, considerado estado de atenção.

Continua depois da publicidade

Blumenau já ultrapassou a média de chuva esperada para o mês de janeiro. De acordo com informações do AlertaBlu já choveu 237,5 milímetros, onde a média esperada era de 183 milímetros. A região Norte do munícipio teve maior índice de chuva até o início desta quinta-feira (21). O local mais afetado foi a Vila Itoupava, seguido pela Itoupavazinha.

Cuidados necessários

A Defesa Civil destaca alguns cuidados que devem ser adotados pelos moradores para minimizar os impactos da chuva insistente:

– Verificar se o sistema de drenagem do terreno está em pleno funcionamento. 

– Limpar calhas e bocas de lobo entupidas. 

– Ficar atento à situação das encostas (para quem mora próximo a elas) e de árvores perto das casas. 

– Pessoas que construíram residências em locais de risco sem a autorização municipal devem acionar a Defesa Civil para análise do terreno. 

Continua depois da publicidade

– Em caso de emergência, a população pode entrar em contato pelos telefones 199 ou 193. Os avisos e informes meteorológicos também são enviados pelo site do AlertaBlu e pelas redes sociais da Defesa Civil. O aplicativo AlertaBlu pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Android e iOS.