A região Norte de Santa Catarina deve continuar com dias de chuva nos próximos dias. A previsão é de que cidades como Joinville, Garuva, Itapoá e São Francisco do Sul sigam com o tempo fechado até domingo (28).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
À CBN Joinville, de acordo com a meteorologista Camila Cardoso, uma circulação marítima que vem do oceano para as cidades atinge, de forma persistente, a região Norte catarinense. Conforme ela, as chuvas até podem dar tréguas, mas voltam com força em momentos aleatórios do dia.
— Não será chuva com trovoada, mas constante, deixando o solo encharcado, aumentando as chances para deslizamentos — explica.
Já o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), diz ser difícil entender em quais regiões específicas da cidade devem ter chuvas mais intensas, já que a nebulosidade é concentrada sobre toda a cidade. Além disso, ele destaca um pré-estudo para fazer dragagem no rio Cachoeira, o que ajudaria a evitar alagamentos.
Continua depois da publicidade
— É para melhorar a dragagem no local, o que vai diminuir os alagamentos na região central. Hoje, tem mais de 2 metros de areia que não pertencem a ele. Não existe uma previsão dessa obra, é algo extenso. É preciso saber o que fazer e para levar os resíduos do Cachoeira — expõe.
Maiko Richter, da Defesa Civil, diz que o órgão está, neste momento, focado em atendimentos de deslizamentos de terra e quedas de muros. Ele ressalta a importância da população evitar ficar perto de encostas e, em caso de urgência, acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
Leia também
VÍDEO: Rio Cachoeira transborda e alaga avenida central de Joinville
Chuva gera caos no trânsito de Joinville com interdições, impactos em ônibus e carros de app
Mãe é morta e filho fica ferido após serem atacados dentro de casa em Balneário Camboriú