Com as fortes chuvas que atingiram Santa Catarina na semana passada, as praias do Estado ficaram coberta por entulhos, principalmente folhas e galhos de árvores. Em Florianópolis, as equipes da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção fizeram a limpeza da orla da Barra da Lagoa, Joaquina, Praia Mole e Galheta na manhã dessa terça-feira (10) para remover os entulhos trazidos pela maré.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, parte dos resíduos, como galhos e madeira, estão sendo reaproveitados por ranchos de pesca. A previsão é de que o serviço seja concluído até o início da semana que vem, inclusive na Galheta, onde a retirada é mais difícil por conta da restrição de acesso a veículos.

Conforme o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana, João da Luz, trata-se de uma operação emergencial para retirar os entulhos das praias e deixar as equipes de prontidão para novas ocorrências semelhantes:

— A previsão da Defesa Civil é de mais chuvas, então nossas equipes estão preparadas caso isso volte a acontecer — explica João.

Continua depois da publicidade

Nessa operação, foram mobilizadas 14 máquinas pesadas como carregadeira, escavadeira, patrola, valetadeira e plataforma. Nove caminhões hidrojato e 24 caminhões. Além disso, 142 funcionários trabalharam por 48 horas de prontidão para retirada dos entulhos das praias.

Veja vídeo

Limpeza em praias de cidade de SC

 Praias de outras cidades de Santa Catarina registraram fenômeno semelhante. O material é trazido pelas correntes marítimas, após o deságue de rios que percorrem as regiões atingidas pelas chuvas. As praias de mar aberto, como Ervino e Praia Grande, no Litoral Norte catarinense, por exemplo, recebem volume maior. Capri e Paulas também tiveram registro do fenômeno. Restos de vegetação formam a maior parte dos resíduos.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Chuva intensa retorna a SC com alerta máximo para inundações

Fotos impressionantes mostram cidades de SC tomadas pelos rios

Nível alto dos rios mantém cidades de SC cobertas por água