As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina nesta quinta-feira (16) também provocaram problemas no abastecimento de energia elétrica. No início da noite, por volta das 18h30min, mais de 21 mil unidades consumidoras estavam com interrupções no fornecimento de luz. Somente as cidades da Grande Florianópolis somavam 19,3 mil unidades sem luz, a grande maioria por situações acidentais, em razão de estragos das chuvas.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Governador Celso Ramos era a cidade com mais endereços sem energia elétrica, com 11,8 mil unidades consumidoras sem fornecimento até o início da noite. O número corresponde a mais de 70% do total de moradias da cidade, que é de 16,9 mil, segundo dados do Censo 2022, do IBGE.
Em Florianópolis, o número era de 4,8 mil unidades consumidoras. As duas cidades eram as mais afetadas do Estado na falta de energia. Canelinha, com 1,2 mil unidades, Tijucas, com 800, e Camboriú, no Litoral Norte, com pouco mais de 500 unidades sem luz, completavam as listas dos municípios com mais interrupções no fornecimento de energia em razão das chuvas.
Equipes da Celesc informaram que não há previsão de retorno nas unidades desabastecidas. As equipes não estariam conseguindo acessar as localidades.
Continua depois da publicidade
No início da noite, por volta de 19h30min, o sistema em tempo real da Celesc já informava que a maioria das unidades de Governador Celso Ramos haviam voltado a contar com energia elétrica. em Florianópolis, no entanto, o número de unidades consumidoras sem fornecimento havia aumentado para 6,9 mil.
Chuvas em SC
Em Florianópolis, as chuvas resultaram em uma tarde de caos. A SC-401, rodovia que liga o Centro e o Norte da Ilha, foi tomada pelas águas e ficou intransitável em diversos pontos. A orientação da prefeitura é para que motoristas só utilizem a rodovia em caso de muita necessidade. Em Governador Celso Ramos, um trecho da BR-101 também ficou bloqueado em razão das chuvas. O ponto de alagamento é no Km 181, próximo ao limite com Biguaçu. Mais cedo, as chuvas também provocaram estragos na região de Camboriú e Balneário Camboriú.
Veja fotos dos alagamentos em Florianópolis
Leia também
Grande Florianópolis vive dia de caos com chuva torrencial e alagamentos
Pessoas ilhadas, veículos arrastados e caos no trânsito: SC sofre com chuvas torrenciais
VÍDEO: Cratera se abre, carro fica pendurado e motorista é “içado” em estrada de Florianópolis