A chuva intensa que caiu da noite de sexta-feira, dia 4, até a madrugada de sábado afetou bairros e localidades do interior de Jaraguá do Sul. A Secretaria Municipal da Defesa Civil registrou, durante 12 horas, 195 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 70% do que deveria chover durante todo o mês de março.

Continua depois da publicidade

Além de ruas alagadas e interditadas, dois pontilhões foram danificados e houve comprometimento de parte do abastecimento de água e de energia. O fornecimento de energia elétrica já havia sido restabelecido na manhã deste domingo. Já o abastecimento de água tinha previsão de ser normalizado na parte da tarde deste domnigo.

Duas famílias do bairro Jaraguá 99 foram removidas de suas casas pelos bombeiros de forma preventiva e abrigadas na casas de parentes e amigos, mas neste domingo já haviam retornado a suas moradias. O nível do rio Jaraguá chegou a atingir 4,5 metros na madrugada de sábado, mas retornou ao nível normal no começo da noite do mesmo dia.

Os bairros mais afetados pela chuva de sexta-feira e sábado foram a Barra do Rio Cerro, Rio da Luz, Jaraguá 99, parte do Centro e localidade de Garibaldi, além do limite com o município de Rio dos Cedros. Segundo o secretário da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Leocádio Neves e Silva, funcionários da Defesa Civil e da Secretaria de Obras trabalharam durante toda a madrugada de sexta-feira e manhã de sábado para atender aos casos mais urgentes.

Continua depois da publicidade

Na manhã de sábado, Leocádio, o secretário de Obras Hideraldo Colle e representante da Defesa Civil estadual sobrevoaram com o helicóptero da PM a região do bairro Garibaldi e Jaraguá 99, onde havia comunidades isoladas por causa do alagamento de ruas. Na tarde de sábado, o prefeito Dieter Janssen e o secretário Leocádio voltaram ao locais atingidos pelas chuvas para planejar as demais providências a serem tomadas. Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, as aulas serão normais nesta segunda-feira.

Nesta segunda-feira, integrantes da Prefeitura e da Defesa Civil municipal terão reunião com o secretário estadual da Defesa Civi, Milton Hobus, para avaliar a situação e tomada de providências.

Leia as últimas notícias.

Caso a população precise entrar em contato com a Defesa Civil, o número 199 deve ser acionado para somente de emergências. Outros canais de informação que podem ser utilizados são o Facebook da Defesa Civil de Jaraguá do Sul e o site da prefeitura http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/defesacivil.

Continua depois da publicidade