Ruas e casas ficaram alagadas e moradores precisaram ser retirados das residências após fortes chuvas atingirem cidades catarinenses na noite desta sexta-feira (10). Houve registro de ocorrências nas cidades de Brusque e Rio do Sul, no Vale do Itajaí, Urubici e Rio Rufino, na Serra catarinense, e em Balneário Camboriú, no Litoral. Não há informação sobre pessoas feridas.
Continua depois da publicidade
Em Brusque, uma casa chegou a ser arrastada pelas águas no bairro Ponta Russa após chover aproximadamente 70 milímetros em poucos minutos, informou a prefeitura. Segundo a Defesa Civil de Brusque, foram registrados 15 pontos de alagamento, além de deslizamentos, queda de muro e queda de árvore. A Defesa Civil estadual informou que 50 residências foram alagadas.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar da cidade, ao menos seis famílias precisaram ser resgatadas. Os bairros Limeira, Nova Brasília, 1º de Maio, Poço Fundo, Zantão e Águas Claras foram os mais atingidos. A chuva começou por volta das 22h30min e seguiu até por volta das 2h.
Ainda conforme os bombeiros, no bairro 1º de Maio uma ambulância tentou atravessar uma rua que estava alagada e acabou sendo tomada por água. O veículo levava um paciente que tinha passado por cirurgia para a cidade de São João Batista. Os bombeiros utilizaram uma caminhonete e conseguiram retirar a ambulância da área alagada.
Já em Urubici, na Serra catarinense, os bairros Centro, Esquina, Traçado e Riacho foram os mais atingidos. A chuva deixou ao menos seis casas alagadas, além de salas comerciais. Defesa Civil, bombeiros e Polícia Militar atuaram nas ocorrências. Na cidade de Rio Rufino, também na Serra, um casal que estava ilhado em uma área rural foi resgatado pelo helicóptero Águia 04 da Polícia Militar. Os dois foram resgatados e levados ao Hospital de Urubici.
Continua depois da publicidade


Volumes de chuva e risco de deslizamentos
Conforme a Defesa Civil, os maiores volumes de chuva das últimas 24 horas foram concentrados nas cidades de Rio Rufino (122 mm), na Serra, Porto Belo (106 mm) e Bombinhas (104 mm), no Litoral, e Brusque (107 mm) e Itajaí (101 mm), no Vale do Itajaí. As cinco cidades estão em estado de atenção por conta do risco de deslizamentos, informou ainda a Defesa Civil. Em outros 11 municípios catarinenses o risco de deslizamento é monitorado.