As chuvas desta quinta-feira (6) estão causando transtornos em cidades do Vale do Itajaí. Em Brusque, 40 residências ficaram alagadas no bairro Santa Luzia. Já Gaspar e Luiz Alves registraram alagamentos pontuais e quedas de árvores. Também foram registrados alagamentos e deslizamentos em outras cidades do Estado.

Continua depois da publicidade

Segundo a Defesa Civil, duas cidades já estão em estado de alerta por causa dos acumulados de chuva, que trazem também riscos de deslizamento de terra. Em Garuva, no Norte, nas últimas 72 horas já choveu 284 milímetros, enquanto em Ilhota, no Vale do Itajaí, o acumulado é de 192 milímetros.

Em Blumenau, a rua Araranguá, no bairro Garcia, transformou-se em um rio durante a manhã. Em um vídeo gravado por moradores é possível ver que o sistema de drenagem não conseguiu comportar a quantidade de água, que escoou pela via.

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Brusque informou que a cabeceira de duas pontes caíram. Uma delas, na rua Ponta Russa, teve de ser interditada. A estrutura dá acesso a casas de três famílias.

A outra, na rua Sebastião Rossinsky, bairro Águas Claras, afetou a mobilidade de 12 famílias. De acordo com o diretor da Defesa Civil, Carlos Alexandre Reis, as 40 casas alagadas estão localizadas na rua Hermínio Pavesi, no Santa Luzia.

Continua depois da publicidade

Durante as chuvas de maior intensidade, mais de 100 famílias ficaram ilhadas e sem acesso. Os agentes da Defesa Civil de Brusque também atenderam duas ocorrências de queda de árvore sobre um imóvel no bairro Ponta Russa.

Pontos de alagamento em Brusque

Em Brusque os pontos de alagamentos registrados pela Defesa Civil foram nos bairros Primeiro de Maio e Santa Luzia, rua Itajaí, rua Felipe Schmidt e bairro Águas Claras.

“Solicitamos que em qualquer situação adversa a comunidade utilize o número 199 ou o 3396-7413. A Defesa Civil de Brusque está com quatro equipes montadas e na rua para realizar o atendimento à população", pediu.

Gaspar e Luiz Alves

Foram registrados alagamentos pontuais em quatro pontos de Gaspar e em algumas ruas da região Braço Elza, em Luiz Alves. Porém, já no início da tarde a situação estava normalizada.

Continua depois da publicidade

Em Gaspar, os bombeiros militares atenderam duas ocorrências de quedas de árvores por volta das 10h. Uma delas foi na rua Ivo Silveira, que liga a cidade a Brusque.

A via ficou parcialmente bloqueada, mas os próprios motoristas retiraram alguns galhos antes mesmo da chegada dos bombeiros. Depois, os socorristas removeram a árvore do acostamento e de parte da pista.

Um carro ficou danificado no estacionamento de um hospital gasparense após uma árvore cair sobre ele. Apesar do prejuízo, ninguém ficou ferido.