O segundo dia da Copa do Mundo no Brasil teve revanche. E que revanche! A Holanda saiu perdendo para a Espanha na Arena Fonte Nova, em Salvador, mas virou o placar. E goleou. Com atuações de luxo de Robben e Van Persie, o time laranja – que jogou de azul – venceu por 5 a 1. Relembre momentos marcantes desta sexta-feira:

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias sobre Copa do Mundo

Confira a tabela completa da Copa do Mundo

– Invasão mexicana

Continua depois da publicidade

Foto: Yuri Cortez / AFP

Quando a seleção de Camarões entrou em campo na Arena das Dunas para fazer o aquecimento, o estádio irrompeu em vaias. Os mexicanos vieram em peso ao Brasil e deram show logo na partida de estreia da seleção local. Enquanto o goleiro Itandje se preparava para cobrar o tiro de meta, a massa gritava: “Eeeeeeeeeeeee… P…!” E a provocação ressoava em Natal.

– Chuvarada no Nordeste

Foto: Gabriel Bouys / AFP

Antes, durante, depois… É possível que até o momento em que você esteja lendo esse texto continue chovendo na capital do Rio Grande do Norte. Os jogadores de México e Camarões passaram a partida encharcados na Arena das Dunas. Ponto para a drenagem do gramado, que em nenhum momento deu sinais de que poderiam aparecer poças no campo de jogo. Além disso, 39 mil pessoas lotaram o estádio.

– De novo, a arbitragem

Foto: Gabriel Bouys / AFP

Após uma estreia do Brasil com polêmica no lance do pênalti sobre Fred, o auxiliar colombiano Humberto Clavijo tratou de aumentar as críticas à arbitragem. Em dois lances do mexicano Giovanni dos Santos, ele anulou gols legais. No segundo, marcou impedimento após a bola desviar em um jogador camaronês num escanteio. No jogo entre Espanha e Holanda, o gol de pênalti de Xabi Alonso saiu de uma falta dentro da área inexistente em Diego Costa.

Continua depois da publicidade

– Vitória magra

Foto: Gabriel Bouys / AFP

Melhor na partida, o México conseguiu marcar contra Camarões apenas no segundo tempo, com o atacante Oribe Peralta. O destaque da partida, porém, foi Giovanni dos Santos. O camisa 10 mexicano infernizou a defesa adversária e ainda teve dois gols anulados irregularmente. É o próximo adversário do Brasil.

– “Voa” Persie

Foto: Emannuel Dunand / AFP

No chocolate holandês sobre a Espanha em Salvador, o gol de empate, amrcado por Van Persie tem tudo para ser um dos mais bonitos desta Copa. O lateral Daley Blind fez um lançamento do meio-campo milimétrico para o centroavante deixar a defesa para trás e, de peixinho, encobrir Casillas. Ele ainda marcaria o quarto gol da Holanda.

– Robben deita e rola

Foto: Javier Soriano / AFP

Mais do que Van Persie, só Robben. O camisa 11 fez o primeiro após dominar e dar um corte seco em Piqué dentro da área da Espanha. No quinto gol, ele simplesmente ignorou a presença de Sergio Ramos e praticamente passou por cima do marcador em uma corrida desabalada desde o meio de campo. Para fechar com chave de ouro, deixou Casillas duas vezes no chão e marcou um golaço.

Continua depois da publicidade

– Chile repete o Brasil

Foto: Juan Barreto / AFP

Como na Copa das Confederações, o Brasil cantou à capela o restante do hino nacional no jogo contra a Croácia. Vários jogadores se emocionaram. Na Arena Pantanal, em Cuiabá, a torcida chilena lotou o estádio e também ignorou o protocolo para cantar seu hino até o final. Foi surpreendente e bonito.

– Susto e vitória

Foto: William West / AFP

Em 15 minutos de partida, o Chile já fazia 2 a 0 sobre a Austrália – gols de Sanchez e Valdivia. Porém, o time adversário diminuiu ainda no primeiro tempo e teve algumas chances de empatar. Com mais qualidade, os chilenos administraram o resultado e ampliaram nos acréscimos da partida com Beausejour.