Depois do temporal que atingiu dezenas de cidades no início da semana, Santa Catarina entra mais uma vez em alerta devido à chuva. Segundo a Defesa Civil, há risco moderado de que o fenômeno cause alagamentos e deslizamentos de terra entre esta quarta (15) e quinta-feira (16) em ao menos sete regiões.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Estado volta a ter chuva forte e volumosa por conta de uma área de baixa pressão. Nesta quarta, a porção Norte deve ser a mais atingida. Depois, a instabilidade avança, a partir do Oeste, para áreas que ficam na divisa com o Paraná, se deslocando para as demais regiões no decorrer da madrugada e da manhã de quinta-feira. 

Por conta da instabilidade, há chances de grandes acumulados em pouco espaço de tempo. No Planalto Norte, Litoral Norte, Baixo, Médio e Alto Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Oeste, os volumes podem chegar a até 70 mm. 

Além disso, o setor de monitoramento da Defesa Civil salienta que há risco moderado para deslizamentos de terra e alagamentos no Litoral Norte, Planalto Norte e no Vale do Itajaí. 

Continua depois da publicidade

Ao menos sete regiões estão em alerta entre esta quarta e quinta-feira
Ao menos sete regiões estão em alerta entre esta quarta e quinta-feira (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Por conta disso, o órgão divulgou dicas de como se prevenir desse tipo de desastre, em caso de ocorrências: 

Alagamentos e inundações

  • Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados; 
  • Evite transitar em pontilhões e pontes submersas; 
  • Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. 

Deslizamentos de terra

  • Fique atento a inclinação de postes e árvores; 
  • Atenção para qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência; 
  • Fique em alerta para o aparecimento de rachaduras em muros ou paredes. 

> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença

Risco de alagamentos deve continuar até o fim de semana 

A chuva não deve dar trégua para o Estado, pelo menos até sábado (18), segundo a Epagri/Ciram. Na sexta-feira (17), a previsão é de céu encoberto, com riscos de temporais localizados, podendo ser mais intensos no Oeste e Norte do Estado. 

Continua depois da publicidade

Já no sábado, há chances de chuva em Santa Catarina entre a madrugada e a manhã. No restante do dia, nebulosidade com aberturas de sol na maioria das regiões. 

Por conta da grande quantidade de chuva, que acaba encharcando o solo, a Defesa Civil segue em alerta para possíveis alagamentos ou deslizamentos. Segundo o setor de monitoramento do órgão, levando em conta os acumulados previstos para o fim de semana, o risco é moderado. Porém, isso pode mudar nos próximos dias caso tenha alguma alteração na previsão. 

Tornado causou destruição no Oeste de SC
Tornado causou destruição no Oeste de SC (Foto: Piter Scheuer/Divulgação)

Tornado causou destruição no Oeste 

Na segunda-feira (13), a passagem de um tornado causou destruição na cidade de Guatambu, no Oeste catarinense. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno ocorreu às 23h e causou queda de árvores e destelhamentos de casas.

As tempestades também foram responsáveis por destelhamentos e alagamentos em pelo menos cinco cidades do Oeste durante a madrugada de terça-feira (14). Além de Guatambu, os municípios mais afetados foram Itá, Concórdia, Joaçaba e Chapecó. 

Continua depois da publicidade

Leia também: 

Nova droga misteriosa é encontrada no Paraná em pacotes vindos da Holanda

Liminar proíbe prédios que causem sombra na Praia Brava em Itajaí

Cobra levada a hospital ajuda a salvar criança em Blumenau e serve de alerta