A previsão de chuva volumosa para os próximos dias gerou o alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos em algumas regiões de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o tempo chuvoso, que inicia nesta quinta-feira (11) e deve permanecer até a próxima terça-feira (16), pode causar transtornos em algumas cidades, principalmente no Litoral Sul e Grande Florianópolis, com acumulados que podem superar 350 mm.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Conforme a agência de meteorologia, os dias mais críticos serão sexta-feira (12) e sábado (13). O risco é de alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, inundações e enxurradas nas partes em laranja do mapa, e de moderado nas áreas em amarelo. (veja imagem abaixo)
Até domingo (14), são esperados de 200 mm a 300 mm de chuva, com situações pontuais que podem superar os 350 mm.

Continua depois da publicidade
As chuvas persistentes são causadas pela combinação de um sistema de alta pressão no oceano e instabilidades atmosféricas que devem atingir, principalmente, o litoral catarinense. A partir de terça-feira, o tempo deve mudar, com o avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil.
Previsão para o fim de semana
Nas áreas litorâneas o tempo segue chuvoso ao longo de toda a sexta-feira, devido à permanência da circulação marítima. Com a persistência das chuvas ao longo do dia, mantém o risco moderado a alto para ocorrências nas áreas litorâneas, especialmente em trechos da Grande Florianópolis, Litoral Sul e Baixo Vale do Itajaí.
Nas demais regiões, o sol aparece entre nuvens e são esperadas apenas pancadas isoladas, com risco baixo para ocorrências. As temperaturas voltam a subir entre o Oeste e Extremo Oeste, atingindo entre 28°C e 31°C. Dos planaltos ao litoral, as temperaturas variam entre 18°C e 25°C.
No sábado (13), a circulação marítima segue mantendo o tempo instável em toda faixa leste do Estado com chuva persistente — por vezes com forte intensidade e com elevados acumulados nas áreas litorâneas e regiões serranas próximas — com risco moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Continua depois da publicidade
No restante das áreas, instabilidades atmosféricas também favorecem a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados durante o dia, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas.
No domingo (14), permanece as condições para chuva persistente e volumosa nas regiões litorâneas. Além disso, a presença de instabilidades atmosféricas também favorece o desenvolvimento de temporais isolados pelo restante do Estado ao longo do dia.
Na segunda-feira (15), a aproximação de uma nova frente fria favorece a formação de temporais a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. No Litoral, a chuva ainda ocorre ao longo do dia, por vezes persistente e forte. Neste período, o risco é de moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos.
Veja como se proteger
- Busque um local abrigado, longe das árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados;
- Em local abrigado, fique longe das janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se: o banheiro em alvenaria é um local muito seguro;
- Na praia, jamais fique na água;
- Em caso de alagamentos, evite o contato com as águas, não dirija em locais e evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Continua depois da publicidade
Leia também
Vendaval, temporais e baixas temperaturas deixam SC em alerta nesta quinta
Plantas ajudam a afastar o mosquito da dengue; professor cita espécies