A chuva volumosa que atinge todas as regiões de Santa Catarina deve continuar nos próximos dois dias, segundo alerta da Defesa Civil. Por conta disso, há risco alto para ocorrência de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em ao menos seis regiões catarinenses.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O motivo para a chuva persistente é a circulação marítima, que continua sendo intensificada por áreas de baixa pressão na atmosfera. Isto faz com que a chuva atinja desde a região dos Planaltos até o Litoral catarinense, de acordo com o órgão estadual.
Cidades de SC acumulam em dois dias chuva prevista para dois meses, diz Epagri
Entre a tarde e a noite desta segunda-feira (28), o fenômeno volta a se intensificar, ocorrendo de forma persistente e volumosa entre o Litoral Norte e o Vale do Itajaí. Já na terça-feira (29), as áreas de baixa pressão se intensificam na faixa litorânea e áreas vizinhas, o que provoca chuvas persistentes, volumosas e intensas na região durante todo o dia.
Continua depois da publicidade
Na Grande Florianópolis, Serra e Sul, a previsão é de que o fenômeno ocorra de forma mais moderada e intercalada com períodos de tempo nublado, com algumas aberturas de sol.
Ainda conforme a Defesa Civil, no Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí e na Foz do Rio Itajaí o risco para alagamentos e deslizamentos é considerado muito alto. Já no Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, o risco é alto para ocorrências.

O que fazer em caso de ocorrências:
Alagamentos e inundações
- Evite o contato com as águas e não dirija em locais alagados;
- Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
- Cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões.
Continua depois da publicidade
Deslizamentos de terra
- Inclinação de postes e árvores;
- Qualquer movimento de terra ou rochas próximo à sua residência;
- Aparecimento de rachaduras em muros e paredes.
Leia também:
Casal deixa carro para trás e se pendura em cerca para escapar de correnteza em rio de SC
Rio sobe e deixa 30 pessoas ilhadas na Grande Florianópolis; veja vídeo do resgate