A chuva voltou a cair na região do Alto Vale do Itajaí na manhã deste domingo (8) após ruas e casas ficarem alagadas ao longo da semana. No entanto, o alerta na região segue para as próximas horas, principalmente por conta da previsão de novas pancadas de chuva que devem elevar o nível do rio em até 14 metros em alguns pontos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Em Rio do Sul, o nível do rio baixou durante a madrugada e estava em 9 metros por volta das 9h. Porém, a previsão, segundo a Defesa Civil, é de acumulados entre 70 e 100 mm para as próximas horas no município. A última estimativa é de que a cidade registre uma enchente de 14 metros. Por conta disso, a prefeitura pediu para que os moradores que vivem em áreas que podem ser atingidas permaneçam em atenção.
Moradora ilhada em Rio do Sul relata situação no Alto Vale: “Para sair, só de barco”
Na manhã deste domingo ao menos 11 ruas estão interditadas por conta de alagamentos. Além disso, semáforos na região central foram desligados para preservação de equipamentos.
Continua depois da publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 57 pessoas e sete animais foram retirados de áreas alagadas. No bairro Canoas, por exemplo, 10 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para o abrigo.
Desde quarta-feira (4), 57 ocorrências foram registradas entre deslizamentos de terra, queda de árvores e danos em ruas e pontes. Ao menos 975 pessoas estão nos 21 abrigos abertos para atendimento da população.
Confira fotos da situação em Rio do Sul:
Outro município do Alto Vale que segue em alerta é Presidente Getúlio. No sábado, casas e comércios foram invadidos pela água da chuva. No trecho da Serra do Papagaio, parte do asfalto cedeu. Além disso, uma idosa de 75 anos foi resgatada pelos bombeiros voluntários após ficar ilhada.
Continua depois da publicidade
Segundo a prefeitura, na manhã deste domingo, o acumulado já tinha escoado e a cidade não registrava pontos de alagamento, mas as equipes seguem em alerta devido a previsão de novas pancadas de chuva. Ao todo, 142 pessoas estão desabrigadas e 620 desalojadas.
Barragens de Taió e Ituporanga chegam à capacidade máxima e começam a verter
Barragens atuam acima da capacidade
As barragens de Taió e Ituporanga, também localizadas no Alto Vale, operam acima da capacidade na manhã deste domingo. Na primeira, o reservatório estava em 100,38% por volta das 7h, enquanto a segunda operava em 100,38% no mesmo período. Ambas trabalham com as comportas fechadas.
A previsão para este domingo, segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, é de chuva volumosa e intensa em todo o Estado, Há risco muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais, principalmente no Meio-Oeste, Planalto Norte, Litoral Norte, Foz do Rio Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Leia também:
FOTOS: Rio do Sul volta a enfrentar enchente e reforça abrigos para atender população
Rio do Sul deve enfrentar enchente de 14 metros, prevê Defesa Civil