A frente fria que prometia trazer nuvens e chuvas mal distribuídas ao Estado causou um temporal em Joinville no fim da tarde de segunda-feira. Acompanhada de raios, trovões, rajadas de ventos e até granizo, a tempestade provocou queda de árvores sobre a rede de energia elétrica e destelhou dezenas de casas.
Continua depois da publicidade
GALERIA: confira mais imagens da chuva na região de Joinville
O caso mais grave foi na rua Ituporanga, no bairro Saguaçu. Uma edificação em construção desabou, e tapumes e caibros atingiram duas residências vizinhas. A garagem e a lavanderia de Nelci Machado, de 40 anos, ficaram destruídas. Apesar do susto, ninguém se feriu.
No Vila Nova, um raio caiu numa casa, na rua das Intermedias e causou um princípio de incêndio. Segundo os bombeiros, o fogo não se propagou, mas equipamentos eletrônicos foram danificados. No Cubatão, uma escola foi destelhada e precisou ter a cobertura protegida por lonas para evitar mais prejuízos. Também foram registrados destelhamentos no Comasa, na rua Divina Providência, e no Boa Vista, na rua Matilde Amin.
Continua depois da publicidade
Na rua Uruguaiana, no Iririú, uma árvore de grande porte partiu ao meio e derrubou duas árvores menores e parte da fiação elétrica, deixando residências sem iluminação. Um carro estacionado na rua foi danificado. O morador Willian Matheus, de 23 anos, presenciou o incidente.
– A corrente elétrica passou pelo chão quando os fios caíram. Todos se assustaram -, contou.
O cenário se repetiu na avenida Kurt Meinert, no Paranaguamirim. Uma árvore caiu sobre uma casa e também danificou a rede elétrica, deixando os moradores no escuro. Nas ruas Max Colin, João Pessoa, Apucarana, Vice-prefeito Luiz Carlos Garcia, Tenente Antônio João e Rocha Pombo, nas regiões Norte e Leste, também foram registradas quedas de árvores.
Equipes dos bombeiros auxiliaram a Defesa Civil no atendimento a dezenas de ocorrências envolvendo árvores derrubadas durante o temporal. A Celesc e as companhias de telefone passaram o final da noite atendendo aos chamados da comunidade. A previsão do tempo para esta terça é de mais pancadas de chuva.
Continua depois da publicidade