Itajaí é a cidade com o maior volume de chuva nas últimas 48 horas em Santa Catarina, de acordo com dados da Epagri/Ciram. Foram 305,8 milímetros entre a manhã de domingo (18) e a manhã desta terça-feira (20). O número representa praticamente o dobro do esperado para dezembro inteiro. Como consequência, a cidade registra uma série de alagamentos e precisou abrir abrigos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí direto no Whatsapp

Imagens feitas pela equipe da NSC TV no começo do dia mostram os bombeiros usando botes infláveis para resgatar moradores ilhados no bairro Ressacada. No Canhanduba, as famílias foram surpreendidas pelo alagamento no meio da madrugada e não conseguiram tirar os carros. Um vídeo revela dezenas de veículos na água no estacionamento do Condomínio Parque Europeu.

A prefeitura abriu dois abrigos e no começo da tarde já recebia pelo menos 30 pessoas desabrigadas. As estruturas disponíveis para a comunidade ficam na Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros, e na Capela da Igreja da Fazenda. Um terceiro abrigo chegou a ser ativado no Parque do Agricultor, mas foi desativado por conta do difícil acesso à região.

Ainda por causa da chuva, alguns da Penitenciária de Itajaí precisaram ser retirados das celas onde estavam e foram levados para outro espaço do complexo. Pela manhã, a administração do sistema prisional informou que, até aquele momento, não havia necessidade se transferência de presos para outras unidades. O Presídio Feminino está sendo monitorado pela Defesa Civil.

Continua depois da publicidade

Leia mais

VÍDEO: Alagamento atinge dezenas de carros em condomínio às margens da BR-101 em Itajaí

Com mortes, carros submersos, casas alagadas e ilhados, Camboriú decreta emergência

Jovens mortas soterradas em Camboriú dormiam quando deslizamento aconteceu