A região de Chapecó, que vem sendo castigada por uma estiagem histórica, teve um alívio momentâneo com as chuvas registradas nesta quinta-feira (24). A chuva e uma operação emergencial feita pela Casan permitiram a suspensão temporária das manobras operacionais que vinham sendo efetuadas pela companhia para minimizar os efeitos da seca.

Continua depois da publicidade

Prejuízos na agricultura por estiagem em SC passam de R$ 3 bilhões

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Na prática, segundo a Casan, a medida significa uma recuperação do abastecimento, embora ainda com necessidade de ações pontuais para atender as áreas mais altas e pontas de rede.

Apesar disso, a Casan alerta que é fundamental que a população siga com o uso consciente da água, priorizando atividades essenciais de alimentação e higiene, evitando lavar calçadas, pátios, carros e outros usos que causem desperdício.

Continua depois da publicidade

A companhia de água vinha mantendo desde o último dia 18 uma megaoperação para o combate à estiagem em Chapecó. Segundo a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, são 22 caminhões trazendo água bruta do Rio Uruguai, 34 caçambas, 11 retroescavadeiras e três tratores de esteira trabalhando na dragagem do Lajeado São José e um na pedreira.

Além disso, 15 carros-pipa de água tratada estão mobilizados para o atendimento emergencial em unidades de saúde, escolas, comércio e residências.

Região terá estação temporária em açude

A região também terá a partir desta sexta-feira (25) trabalhos para a perfuração de quatro novos poços profundos. A Casan também anuncia que está em fase de contratação da instalação, por um ano, de uma Estação de Tratamento de Água (ETA) temporária com capacidade de 30 litros por segundo em um açude, que vai funcionar como manancial alternativo.

“Somente nestes contratos imediatos estão sendo investidos cerca de R$ 35 milhões em Chapecó. Desse total, não está incluída a instalação de uma captação de água do Rio Uruguai, porque ainda estamos finalizando projeto para fazer a contratação. Com recursos próprios da Casan e do governo do Estado, estamos cumprindo os compromissos assumidos com o município e a população”, sustentou a presidente da Casan.

Continua depois da publicidade

Nesta quinta-feira, ela e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues, visitaram o canteiro de obras no Lajeado São José.

* Com informações da assessoria de imprensa do governo de SC

Leia também

Mais de 100 cidades de SC decretam emergência por causa da estiagem

Veja quais são os melhores horários para pegar a estrada no feriadão de Carnaval

A opinião que Luciano Hang leva em conta na escolha de um partido para concorrer ao Senado