Uma chuva torrencial na tarde desta sexta-feira (24) causou alagamentos e deslizamentos em Blumenau. As regiões dos bairros Ponta Aguda, Vorstadt e Nova Esperança foram as mais afetadas. Na Rua República Argentina, um dos acessos ao Centro, uma grande lâmina d’água se formou próximo ao acesso à Rua Rosário. Carros tiveram de dar meia-volta e houve registro de congestionamento no acesso à Ponte de Ferro, na Avenida Martin Luther.
Continua depois da publicidade
Houve registro, também, de transtornos na região da Velha por conta da chuva forte que atingiu os bairros pouco antes das 18h.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Conforme dados do Sistema de Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), só no Vorstadt choveu 43,6 milímetros entre as 16h e as 17h, o que corresponde a 43,6 litros de água por metro quadrado. O segundo bairro que mais choveu neste período foi a Nova Esperança, com 25,2 milímetros em uma hora, seguido pelo Centro, com 16,2 milímetros. O curioso é que outras áreas mais ao Norte como a Itoupava Central e a Itoupavazinha não tiveram uma gota sequer.
Moradores registraram enxurrada
Um vídeo feito por moradores próximo ao CEI Herondina Helena da Silva, na Rua Uruguaiana, na Ponta Aguda, mostra a força da chuva. Ali, por alguns minutos, a rua virou um verdadeiro rio com água barrenta. Na Rua Itajaí, houve pontos de alagamentos próximo à antiga Rede Feminina, ao Hospital Santo Antônio, em frente ao Estádio do Sesi e também próximo ao limite com Gaspar, na região do bairro Bela Vista. Houve, também, registro de uma queda de muro na Rua Sílvio Waldemar da Silva, na Velha.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Região da Velha também atingida
A região dos bairros Velha, que o AlertaBlu denomina como “Leste” da cidade, também foi atingida pelas chuvas. Alessandro Schaefer, comerciante do bairro Água Verde, relatou à reportagem que a água da chuva invadiu a loja dele e causou prejuízos. Na região da Coripós, dados da prefeitura indicam chuva de 29,6 milímetros das 18h em diante. A região do Parque Ramiro também foi castigada, com precipitação acumulada de 30 milímetros.
Leia também
Dona de prédio destruído por incêndio na Rua XV em Blumenau revela “desejo de reconstrução”
Trabalhador correu de porta em porta para avisar sobre incêndio em Blumenau: “Bateu o pânico”