O fim de domingo e o início desta segunda-feira (11) foram de muita chuva em algumas regiões de Santa Catarina. Na Serra, em duas horas choveu a média do mês inteiro em Lages e o resultado foram estragos em ao menos 20 bairros da cidade, com alagamentos, destelhamentos e quedas de árvores e muros.

Continua depois da publicidade

Os maiores acumulados de chuva, conforme as estações da Epagri/Ciram, foram no Vale do Itajaí. Em Camboriú choveu em 24 horas mais de 120 milímetros, enquanto em Brusque a estação registrou 82 milímetros no mesmo período. A chuva forte e constante fez com que a Defesa Civil registrasse alagamentos em alguns pontos das cidades e também emitisse um alerta para o risco de deslizamentos de terra.

Conforme o aviso da Defesa Civil nesta segunda de manhã, três cidades do Estado têm risco de deslizamentos: Camboriú com estado de atenção e Brusque e Grão-Pará em estado de observação.

Segundo o meteorologista da NSC, Leandro Puchalski, a semana será de instabilidade. A segunda-feira deve seguir com muitas nuvens e momentos de chuva no Sul, Litoral, Vale do Itajaí e Norte. Nas demais regiões, sol e nuvens com chance muito pequena de chuva bem isolada. O mesmo se repete na terça-feira.

Já para quarta e quinta-feira, Puchalski aponta que a formação de um centro de baixa pressão aumenta a chance de chuva forte e alguns temporais — especialmente no Litoral e na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias do NSC Total

Assine o NSC Total para ter acesso ilimitado ao melhor conteúdo de Santa Catarina e aproveitar os descontos do Clube NSC.