Os dias chuvosos que tem feito falta a Santa Catarina nos últimos meses devem retornar ao Estado em setembro. Após um período de estiagem, a previsão é de que os volumes previstos para as próximas semanas ajudem a recuperar a falta de chuva registrada desde o mês de junho.
Continua depois da publicidade
— A primeira quinzena deve apresentar volumes elevados de chuva, começando já por este domingo (1º) — afirma o meteorologista Leandro Puchalski. Apesar da melhora no cenário de estiagem, os próximos três meses ainda devem ser de chuva abaixo da média no Estado, de acordo com ele.
O mês que se aproxima também deve ser marcado pelo retorno dos temporais, conforme previsão climática trimestral divulgada pela Epagri/Ciram. Com a chegada da Primavera no dia 23, estão previstos granizo e rajadas de vento.
Entretanto, diferentemente do que é visto no verão, quando os temporais ocorrem geralmente no fim do dia, essas trovoadas devem acontecer a qualquer hora, segundo Puchalski.
— Podem começar durante a noite, com temporais logo pela manhã. Mas é algo que varia, pode ocorrer durante o dia também — conta.
Continua depois da publicidade
Dias mais quentes no Estado
Com o fim do inverno e a chegada da primavera, a tendência é de que as temperaturas se elevem, condição normal para esta época do ano. Entre setembro e novembro, estão previstos dias mais quentes, podendo ultrapassar a temperatura média do período em alguns momentos.
Conforme boletim da Epagri, nas duas primeiras semanas de setembro ainda pode haver massas de ar frio de curta duração, podendo resultar em geada fraca nas áreas altas do Planalto Sul do Estado.
As baixas temperaturas diminuirão gradativamente com o início da Primavera, que trará dias mais quentes. No entanto, apesar da previsão para o trimestre ser predominantemente de dias mais quentes, Puchalski ressalta que o mês de outubro ainda poderá ter um dia ou outro mais frio.
O meteorologista ressalta que a previsão é referente aos próximos três meses de maneira geral e, por isso, as condições previstas podem se concentrar mais em alguns períodos ou meses do trimestre.
Continua depois da publicidade
Confira o volume de chuva previsto para Santa Catarina conforme boletim divulgado pela Epagri/Ciram
• Setembro
Litoral: 110 a 130 milímetros
Planalto Norte e Sul: 130 a 170 milímetros
Oeste e Meio-Oeste: 150 a 210 milímetros
• Outubro
Oeste e Meio-Oeste: 210 a 280 milímetros
Planalto Norte e Sul ao Litoral catarinense: 140 a 180 milímetros
• Novembro
Média para todo o Estado: 130 a 180 milímetros
Acompanhe a coluna do Puchalski para conferir a previsão diária do tempo em Santa Catarina