Após dias de tempo seco e com predomínio do sol em Santa Catarina, a semana do feriado da Proclamação da República será marcada pelo retorno da chuva frequente e volumosa. Segundo a Defesa Civil, as mudanças no tempo são provocadas por conta da atuação de duas frentes frias e os acumulados nos próximos dias podem chegar a 200 milímetros.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
A primeira frente fria avança sobre o Estado entre terça (14) e quarta-feira (15), recebendo reforço de calor e de umidade da região Norte do Brasil. Essa condição favorece a formação de temporais, que podem vir acompanhados de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo, principalmente no Grande Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Neste período, nas demais regiões, a chuva é menos abrangente, mas ainda há possibilidade de temporais isolados.
Já entre a quinta-feira (16) e o sábado (18), a segunda frente fria irá se formar e avançar lentamente por Santa Catarina. Neste período — principalmente no sábado — os acumulados podem ser expressivos e bem distribuídos pelo Estado. A Defesa Civil diz que pode variar entre 70 e 120 milímetros.
Continua depois da publicidade
“Por conta da passagem das frentes frias, combinadas à presença de calor e umidade, os volumes esperados na próxima semana são expressivos, podendo registrar valores médios entre 150 e 200 milímetros, com pontuais acima, principalmente no Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí”, diz nota publicada pelo órgão.
A Defesa Civil frisou, porém, que a previsão do tempo pode variar de acordo com a atualização dos modelos meteorológicos no decorrer da semana. Disse ainda que segue em monitoramento intensificado e, qualquer alteração do panorama previsto, novas informações serão divulgadas.
Leia mais
Pico do El Niño em SC será em novembro e mês promete continuação das chuvas de outubro
Risco de deslizamento faz Defesa Civil de Blumenau determinar desocupação de casas