Destelhamentos e árvores caídas foram as principais ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros de cidades da Região Norte de SC durante o temporal de terça-feira. Itaiópolis, Joinville, Mafra, São Francisco do Sul foram algumas das cidades catarinenses afetadas, juntamente de Rio Negro, no Paraná. A tempestade deixou vítimas com ferimentos leves e danos materiais por onde passou no final da tarde e durante a noite.
Continua depois da publicidade
São Francisco do Sul viu a torre que sustenta a cruz de uma de suas igrejas ser destruída por um raio. A descarga elétrica foi tão forte que, de acordo com o Corpo de Bombeiros, atravessou o telhado, as lajes e chegou ao piso da igreja. A construção que sustentava a cruz corre o risco de desabar. Como o templo religioso estava fechado, ninguém se feriu.
Em Mafra, a combinação de vento, chuva e granizo foi desastrosa. Mais de 60 casas foram destelhadas. O número de destelhamento pode ser ainda maior, porque, conforme explicou do o sargento do Corpo de Bombeiros da cidade Marcelo Neidorf, a falta de energia comprometeu os atendimentos aos chamados. O número de casas afetadas pode ultrapassar uma centena.
Onze bairros de Mafra sofreram as consequências do temporal: Solidariedade, Imbuial, km 9, Amola Flecha, Restinga, Saltinho do Canivete, Vila Ivete, Vila Grossel, Jardim América, Vista Alegre, e Lotedeamento Jablesk. Por volta de 23 horas desta terça-feira, foi atendida a última ocorrência.
Continua depois da publicidade
Os bombeiros de Itaiópolis receberam cerca de 20 chamados. As quedas de árvore afetaram o fornecimento de energia elétrica. Houve destelhamentos de residências na cidade, de acordo com informações do sub comandante dos bombeiros Anderson Oparacz.
Setenta atendimentos envolvendo quedas de árvore, danos á fiação elétrica e destelhamento ocuparam a tarde e a noite dos bombeiros de Rio Negro (PR). A queda de uma placa em uma das ruas da cidade causou acidente envolvendo uma motociclista, que não conseguiu desviar do objeto caído. Um homem que estava sobre o telhado da própria casa dele, tentando amenizar o destelhamento, despencou. Os dois tiveram apenas ferimentos leves.
Apenas seis chamados foram registrados pela Defesa Civil de Joinville. Os bairros Boehmerwaldt e Paranaguamirim foram alguns dos afetados pelas quedas de árvores. Na manhã desta-quarta-feira a defesa ainda prestou atendimento a casos envolvendo árvores caídas.
Continua depois da publicidade