Em poucas horas entre este sábado e domingo (17), várias cidades do Norte catarinense enfrentaram problemas com as chuvas. Em Joinville, em quatro horas o volume de chuva passou a barreira dos 136 milímetros e causou alagamentos. Já nas cidades litorâneas de São Francisco do Sul e Barra Velha, foram reportados problemas como quedas de árvores e desalojamentos. Balneário Barra do Sul decretou situação de emergência no fim da tarde deste domingo.

Continua depois da publicidade

Nas últimas 12 horas (das 5:20 a 17:20 do dia 17/02) foram registrados acumulados significativos de chuva com destaque para as seguintes Municipios:

Araquari -179 mm

Continua depois da publicidade

São Franscisco do Sul – 170 mm

Penha – 165 mm

Balneário Piçarras – 155 mm

Barra Velha – 149 mm

Navegantes – 135 mm

Itajaí – 115 mm

Balneário camboriú – 114 mm

Itajaí – 115 mm

Barra Velha – 112 mm

Tijucas – 109 mm

Governador Celso Ramos – 105 mm

Bombinhas – 103 mm

Camboriú – 101 mm

Estações: Epagri/Ciram e CEMADEN

Chuva causa alagamentos afeta trânsito na BR-280

A forte chuva deste domingo causa alagamentos e complica o trânsito na BR-280 em Araquari. Há registro de 40 centímetros de água na pista. O trânsito flui com muita lentidão. Na cidade, ruas estão interditadas e pelo menos oito pessoas precisaram deixar suas casas.

Confira a situação de cada cidade de SC:

São Francisco do Sul

Alagamentos foram registrados na região dos balneários, o que em alguns pontos deixou moradores e turistas ilhados, em especial, na região da Praia do Ervino. Houve ainda ocorrências de desmoronamentos e quedas de árvores nas vias públicas nas regiões central e dos balneários, principalmente Majorca e Enseada. Conforme dados da Epagri/Ciram, nas últimas 24 horas choveu cerca de 92mm na cidade. A Defesa Civil vai emitir relatório por volta das 19 horas.

Guaramirim

A Defesa Civil contabilizou pequenos deslizamentos, sem gravidade, e alagamento de uma rua.

Garuva

– O bairro de Mina Velha foi o mais atingido pela chuva. Na SC-415, houve alagamentos sob a via, e residências também ficaram alagadas. Dados da Epagri/Ciram mostram 133mm nas últimas 24 horas.

Continua depois da publicidade

Itapoá

– A Prefeitura aponta situação preocupante, com vários pontos de alagamento. Não há registro de pessoas desalojadas até às 14h deste domingo. A área mais atingida é da Barra do Saí. A Defesa Civil trabalha e monitora a situação nesta tarde. No município, o volume de chuva bateu 147mm desde a tarde de sábado (16).

Barra do Sul

Por volta das 17h30, a cidade decretou situação de emergência. A cidade tem diversos pontos de alagamentos em praticamente todos os bairros. A situação mais grave está nas regiões Central, Salina, Costeira. Há muitos desalojados, sendo a primeira estimativa da Defesa Civil o número de 500 residências alagadas e pelo menos três pessoas desalojadas. Muitas ruas do Centro estão interditadas, pois os carros não passam. O órgão trabalha com auxílio de barcos. Veículos chegaram a ficar submersos e as famílias estão sendo retiradas das áreas de risco pela Defesa por meio das embarcações. 137mm em 24 horas foi o volume de chuva na cidade, conforme dados da Epagri/Ciram.

Joinville

– Os rios Águas vermelhas e Cubatão encheram. Teve queda de muros e deslizamentos no Anita Garibaldi, Vila Nova, Itaum, João Costa. Nos bairros da região central foram constatados alagamentos. Uma parede desabou na rua Irton de Souza Leal, no Paranaguamirim. Defesa civil mantém alerta e destaca volume de chuva superior a 130mm em quatro horas.

Pico da maré no Rio Cachoeira chega a 1,6 metros em Joinville

Barra Velha

– A situação da cidade é delicada e, conforme a Defesa Civil há vários pontos de alagamentos. Há desalojados, mas o órgão municipal ainda contabiliza os estragos e as medidas que serão tomadas. Choveu 151mm na cidade desde sábado (16). Os bombeiros militares registraram ao menos três ocorrências de resgate: uma delas às 12h30 na Rua Germano Martins, no bairro Itajuba, em que as águas teriam entrado em uma residência com criança. Em outro boletim, na Rua José Quintino Pereira, também no Itajuba, um homem estava "ilhado" dentro de um veículo e também teve de ser resgatado pelos bombeiros. No centro, na Rua Idio dos Passos, outra pessoa estava ilhada em sua residência devido as chuvas.

Continua depois da publicidade

Jaraguá do Sul

– Apesar de também registrar elevado volume de chuva, não houve ocorrências na cidade até o momento.