A chuva que começou no fim da tarde de sexta-feira já provoca estragos na Grande Florianópolis neste sábado. Bombeiros e Defesa Civil registra estragos em Palhoça, na Capital e em Santo Amaro da Imperatriz e São José.

Continua depois da publicidade

Palhoça

Em Palhoça, os rios Eucalipto e Pacheco transbordaram. Cubatão, Passa Vinte e Maciambú estão no limite, segundo a Defesa Civil municipal. Pelo menos 40 ruas estão alagadas nos bairros Pachecos, Ponte do Imaruim, Frei Damião, Brejaru, Jardim Eucalipto e Pontal. Por enquanto, não há informações sobre famílias atingidas.

Ainda em Palhoça, na BR-101, houve escorregamento de pedras que caíram sobre o acostamento da rodovia, no km 234, no Morro dos Cavalos, no sentido Sul-Norte. A Defesa Civil fará uma avaliação nas próximas horas para ver se há risco de novo deslizamento e se parte da pista precisa ser bloqueada.

Continua depois da publicidade

Florianópolis

Na Capital, o Corpo de Bombeiros registrou, até o início da tarde deste sábado, três pequenos deslizamentos em diferentes pontos da cidade: no Morro da Mariquinha, próximo à escadaria da bica d’água; na Servidão do Cartucho, na Serrinha; e na Servidão Deolindo Costa, ao lado da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, do Bairro Saco dos Limões.

Apesar dos deslizamentos de terra, ninguém ficou machucado ou desabrigado. A situação, entretanto, preocupa a Defesa Civil Estadual. Santo Amaro da Imperatriz também teve deslizamento. Segundo o Major Emerson Emerin, a previsão de chuva ininterrupta até este domingo deixa o órgão em alerta total.

– Estamos em alerta. Por enquanto, não tivemos nenhuma ocorrência grave, mas a situação preocupa pela intensidade da chuva que não para de cair – destacou.

Continua depois da publicidade

São José

Na rua Moura, no bairro Barreiros, em José, um muro de uma casa desabou de manhã. Uma equipe da Defesa Civil do município esteve no local. Por enquanto, não houve necessidade de interditar o imóvel. No bairro Morar Bem, ruas estão alagadas.

Santo Amaro da Imperatriz

O rio Cubatão em Santo Amaro da Imperatriz estava a 3,10m acima do nível, no início da tarde. O Rio Pilões transbordou e bloqueou a estrada de acesso à localidade Braço São José. No Centro da cidade, o Morro das Três Voltas, registrou pequenos escorregamentos e está sendo monitorado.