As fortes chuvas dos últimos dias em SC provocam situação de alerta máximo também em Mafra, no Norte do Estado. Na cidade de pouco mais de 56 mil habitantes, o Rio Negro chegou a 9,32 metros às 16h deste domingo, nível suficiente para alagar ruas em diversos bairros. Em condições normais, o volume de água não costuma passar de dois metros de altura.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Segundo a Defesa Civil do município, há ao menos 13pontos de alagamento. Um dos locais mais críticos fica na Rua Pioneiro Emílio Freitas, no bairro Vila Solidariedade. Nesta área, o campo de futebol do bairro virou uma piscina.

Até o fim da tarde deste domingo a cidade tinha quatro pontes interditadas, nas regiões do Rio da Lança, na Vila Ivete, na Vila Buenos Aires e no Rio Bandeira.

No total, Mafra tem mais de 450 pessoas desalojadas por causa das chuvas. Segundo a prefeitura, 192 estavam nos quatro abrigos ativados pela prefeitura, e os demais estão em casa de parentes e amigos.

Continua depois da publicidade

Em função das chuvas e dos alagamentos, a prefeitura de Mafra suspendeu as aulas nas redes municipal e estadual até a quarta-feira (11).

VÍDEO: Moradores usam barco para ir ao supermercado na enchente em Rio do Sul

Rodovias no Norte de SC

As chuvas também afetam as condições dos acessos na região Norte de SC. A rodovia BR-116 tem pontos de erosão próximo à pista. Os locais estão sendo sinalizados e têm uma queda de barreira no acostamento. Na BR-280, há uma interdição parcial no Km 103, em São Bento do Sul, com passagem de veículos de forma lenta.

Dúvidas e informações adicionais sobre as chuvas podem ser obtidas com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou (47) 9258-9112.

* Com informações de Poliana Rodrigues, da NSC TV

Leia também

Barragem de José Boiteux é fechada após horas de tensão e conflito com indígenas

SC tem 120 cidades afetadas pela chuva forte e segue em alerta neste domingo

Só a ponta da trave: campo de futebol fica tomado pela água em Rio do Sul