A chuva intensa que atinge cidades de Santa Catarina desde a noite de terça-feira (8) provocou alagamentos e deslizamentos pelo estado. A Defesa Civil atendeu ocorrências relacionadas a tempestade em 17 municípios de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
As regiões mais afetadas foram a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e o Litoral Sul.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
> Vídeo flagra mulher ‘engolida’ por ponte que desabou em Brusque
> Fotos revelam destruição pela chuva em Canelinha, Brusque e cidades de SC
Continua depois da publicidade
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, 146 pessoas foram retiradas de casa em Canelinha, na Grande Florianópolis. A prefeitura informou que ao menos 17 delas foram abrigadas em espaços ligados a gestão municipal.
Os bombeiros atenderam ocorrências também em Itajaí e Tubarão. No município do Sul, foram sete chamados envolvendo alagamentos e os moradores foram levados para um lugar seguro. Não há registro de feridos.
Grande Florianópolis
Canelinha foi o município da Grande Florianópolis mais afetado pelas chuvas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, foi registrado um volume de 260 milímetros em poucas horas.
Em entrevista à NSC TV na manhã desta quarta-feira (9) o prefeito do município, Diogo Francisco Alves Maciel (PSL), informou que o trabalho de resgate em razão das chuvas começou na noite de terça-feira.
Continua depois da publicidade
— A chuva veio em volume muito grande e acabou isolando rapidamente algumas regiões aqui da nossa cidade, principalmente aqueles bairros mais afastados aqui do Centro — afirmou.
Também foram registrados deslizamentos, quedas de árvores e de postes. Das 5.405 unidades consumidoras na cidade, 2.724 estavam sem luz às 7h35. Há falta de água no município.
As aulas na rede municipal de Canelinha foram canceladas nesta quarta-feira. O transporte escolar também foi suspenso.
Em Florianópolis, foram registrados alagamentos nos bairros Ingleses e Trindade. Rodovias também tiveram problemas causados pelas chuvas. A SC-405 foi interditada pelo grande volume de água acumulado. Para chegar em alguns pontos do Sul da Ilha só foi possível pelo acesso do Aeroporto Hercílio Luz.
Continua depois da publicidade
> Chuva causa filas e pontos de lentidão no trânsito em Florianópolis
Já em São José, o rio próximo ao bairro Forquilhinhas transbordou e bloqueou as principais vias da região. A Guarda Municipal e Polícia Militar sinalizam o trânsito. Na cidade, há informações sobre casas alagadas.
São João Batista, Biguaçu e Tijucas também registraram problemas por conta da chuva.
Vale do Itajaí e Norte
A Defesa Civil foi acionada em Brusque para atender 24 ocorrências entre alagamentos, deslizamentos e a queda de um muro. Até às 9h da manhã desta quarta, 22 pessoas estavam desalojadas.
> Forte chuva no Vale do Itajaí alaga casas, inunda ruas e causa transtornos
O bairro Limeira foi o mais atingido. No local, segundo a Defesa Civil, choveu 96,9 milímetros nas últimas 24 horas.
A cabeceira da ponte da Rua Ernesto Bianchini, no bairro Guarani, desabou por volta das 11h. Segundo as informações iniciais, não há feridos.
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, 18 ocorrências foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) até a manhã desta quarta. Os pedidos de ajuda se concentraram nos bairros Paciência, Fazenda, Dos Cunha, Brilhante e Limoeiro e são relacionados a queda de árvores, alagamentos e deslizamentos.
> Volume de chuva em Canelinha superou pico da tragédia de 2008 em Blumenau
Em Luiz Alves, uma árvore caiu no acesso na rodovia que dá acesso ao município de Massaranduba. Já em Balneário Camboriú foi registrado pontos de alagamento.
Em Camboriú, uma idosa de 103 anos e seus familiares precisaram ser resgatados em um trator. Eles estavam em uma área que acabou ilhada. Uma mulher grávida também foi socorrida pela Defesa Civil.
Veja fotos





*Com informações do G1SC
Continua depois da publicidade
Leia mais
Fotos mostram resgate dramático de moradores de Camboriú durante enxurrada
Em 12h SC teve chuva acima do padrão de um mês de Junho inteiro
Tempo instável ainda predomina em SC
Chuva em Canelinha causa deslizamentos, deixa desabrigados e motiva suspensão de aulas