O fenômeno “chuva preta”, que vinha sendo previsto nos últimos dias com a previsão de chuva combinada com a fumaça decorrente das queimadas, que cobriu o céu de estados brasileiros nos últimos dias, foi registrado na manhã desta sexta-feira (13) em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo informações da Defesa Civil estadual, houve ocorrências de “chuva preta” na Serra catarinense, Oeste, Alto Vale do Itajaí e na Grande Florianópolis, com um registro na Capital e outro em São José. Até o início da tarde, ao menos oito cidades haviam registrado o fenômeno, conforme a Defesa Civil (veja lista abaixo).
Queda na qualidade do ar classifica Florianópolis como “insalubre” e “tóxica” para respirar
O laboratório de Controle da Qualidade do Ar da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fez a coleta da chuva registrada em Florianópolis na madrugada entre quinta e sexta-feira, e confirmou a ocorrência. Vídeos produzidos pela equipe mostram recipientes, usados para coletar a água, escuros por conta da fuligem trazida com a chuva.
Continua depois da publicidade
A água coletada em horários como as 5h desta sexta-feira também aparece escura (veja nos vídeos abaixo). Segundo o professor Leonardo Hoinaski, que supervisiona o laboratório da UFSC, a coloração denota a presença da fuligem que estava na atmosfera nos últimos dias e que vinha sendo percebido no ar.
Assista ao vídeo da chuva preta coletada em Florianópolis
A Defesa Civil divulgou no início da tarde uma lista atualizada de cidades de Santa Catarina que registraram a “chuva preta”. Confira quais são:
- Maravilha
- Bom Jardim da Serra
- Florianópolis
- São José
- Rio do Sul
- Chapecó
- São Miguel do Oeste
- Belmonte
Outras imagens também registram fenômeno
O meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, também publicou nas redes sociais um vídeo da chuva caindo sobre um veículo branco.
— Toda a fuligem que estava em suspensão na atmosfera por causa das queimadas, como agora a atmosfera está sendo lavada por causa da chuva, acontece esse fenômeno. É prejudicial à agricultura, à pecuária, a uma série de questões — aponta o meteorologista.
Continua depois da publicidade
Veja vídeo sobre a chuva preta em Florianópolis
O diretor de Controle e Passivos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC), Diego Hemkemeier Silva, também confirmou que houve ao menos um registro de “chuva preta” em Florianópolis e apontou ocorrências do fenômeno em Lages, na Serra catarinense.

Nas redes sociais, moradores de outras regiões também compartilharam vídeos da água da chuva registrada entre quinta (12) e sexta-feira (13) com água acumulada de cor escura, apontando tratar-se do fenômeno.
O site suíço IQAir, que projeta modelos sobre a qualidade do ar em diferentes países, apontou que a qualidade do ar em Florianópolis nesta sexta-feira seria classificada como “insalubre” e com o ar 11 vezes mais tóxico que o normal. A condição ocorre também em outras cidades brasileiras, que estão entre os piores índices de poluição do globo nos últimos dias.
Continua depois da publicidade
Veja as fotos da fumaça e neblina em SC
O que é a “chuva preta”
Não é que a água cai escura do céu: a cor preta só é percebida quando toca o solo ou cai num balde, como na imagem acima. Ela fica dessa cor devido à mistura com a poluição presente na atmosfera, em decorrência das queimadas nas regiões da Amazônia e do Pantanal.
Além da cor, o meteorologista Felipe Theodorovitz alerta que a chuva pode conter substâncias tóxicas e perigosas para a saúde, principalmente a respiratória. A recomendação é evitar o contato com a água, e não consumi-la.
Veja as recomendações da Defesa Civil
- Evitar exposição à chuva: Permaneça em locais fechados sempre que possível;
- Não utilizar a água da chuva para consumo, higiene pessoal ou atividades domésticas;
- Fechar portas e janelas para minimizar a entrada de fuligem nos ambientes;
- Utilizar máscaras ou lenços para proteger nariz e boca, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.
Continua depois da publicidade
Leia também
VÍDEO: Em meio a fumaça, “chuva preta” cai na Serra de Santa Catarina
“Chuva preta”: fenômeno que atinge RS deve chegar em SC ainda nesta semana
Com chances de ocorrer em SC, quais os riscos da “chuva preta” para a saúde e meio ambiente