As chuvas devem persistir em Joinville ao longo desta quinta-feira (10). Até o momento apenas uma ocorrência de queda de árvore em via pública foi registrada. A Defesa Civil de Joinville continua monitorando a situação do grande acumulado de chuva e mantém o alerta para a população quanto ao risco de alagamentos e inundações.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A única ocorrência de queda de árvore ocorreu na Zona Sul, na Rua Colombo, próximo ao número 550. O incidente ocorreu no início da noite de quarta-feira (9) e não houve feridos.

Segundo a Defesa Civil, nas últimas 24 horas o maior acumulado de chuva foi registrado na região do Rio Piraí, com 73 milímetros. Pirabeiraba ainda registrou 60 milímetros e o Vila Nova 53 milímetros. Nas demais regiões de Joinville o acumulado de chuva variou entre 20 e 30 milímetros.

Os níveis dos rios Águas Vermelhas, Cubatão e Rio do Braço estão em elevação influenciados pelo volume de chuva registrado nas encostas da serra. A Defesa Civil reforça que segue monitorando essas localidades.

Continua depois da publicidade

O Plano de Contingência (Plancon) permanece em Alerta Amarelo. Na prática, a medida sinaliza estado de mobilização.

Alagamento no início do ano

Em fevereiro, chuvas fortes alagaram ruas de Joinville.

Recomendações da Defesa Civil

A recomendação da Defesa Civil de Joinville é que, em caso de ventos fortes, as pessoas busquem um local abrigado longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados.

Em local abrigado, deve-se manter distância das janelas. Aparelhos eletrônicos devem ser desligados. Outra orientação é jamais atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos, ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

Continua depois da publicidade

Para receber as mensagens em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.

*sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Chuva torrencial gera alertas de deslizamentos, ventania e mar agitado em SC nesta quinta

Família de SC deixa tudo para trás na Flórida para fugir do Furacão Milton: “Tristeza”

Ex-moradora de Joinville se prepara para enfrentar a passagem do furacão Milton na Flórida