O município de Praia Grande, no Extremo-Sul de Santa Catarina, tem moradores desalojados, com casas na região central tomadas de água e lama, e ao menos quatro comunidades isoladas na noite desta quinta-feira (15) devido aos alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem a região. A cidade tem um trecho de serra interditado por conta de um deslizamento e ruas que agora parecem rios.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Pouco depois das 19h, estavam isoladas as comunidades Pintada, Mãe dos Homens, Pedra Branca e Fortaleza, de acordo com a prefeitura local. Já a localidade de Vila Rosa, no interior do município, tinha famílias deixando suas casas devido aos alagamentos causados pelas chuvas. Segundo a Defesa Civil, um abrigo público adaptado já acolhia cerca de 20 pessoas no início da noite.

No Centro da cidade, a Avenida José Inácio Júnior e a margem da rodovia SC-290 estão completamente alagadas e sujas de lama. Ainda na região, famílias também precisaram sair de casa por conta da água.
Morador da região central, Dioni Procópio relatou, ao NSC Total, que a casa do pai foi a única da rua Valdomiro Pereira Pinto que não foi invadida pela água, por estar em um ponto mais alto. A residência serviu para acolher cerca de 40 vizinhos que não tiveram a mesma sorte e tiveram de deixar suas casas.
Continua depois da publicidade
— A situação está bem crítica. A água acabou de dar uma baixadinha, mas a chuva voltou. Tem lugar que a água atingiu dois metros de altura — diz o morador de Praia Grande.

Praia Grande já registra enchente, com rios que transbordaram de suas calhas. Também no município, um deslizamento de rocha interrompeu o trânsito na Serra do Faxinal em trecho próximo ao Hotel Discovery.
Por volta das 21h, uma força-tarefa do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) já atuava no resgate de moradores em pontos alagados ou sob risco de deslizamentos. Eram 16 bombeiros mobilizados, com reforços de três municípios vizinhos (Criciúma, Araranguá e Passo de Torres).
Vídeo mostra carro e casas debaixo de água em Praia Grande
Estragos em outras cidades do Sul de SC
Outros municípios do Sul de Santa Catarina enfrentam estragos na noite desta quinta, na região mais afetada pelas fortes chuvas ocasionadas pelo ciclone extratropical que se aproxima do estado.
Continua depois da publicidade
Há registros de ruas tomadas de água em Balneário Arroio do Silva, Sombrio e Santa Rosa do Sul. Na última delas, a comunidade de Cantão da Peroba está isolada por conta dos alagamentos.
Em Meleiro, a cheia do rio Manoel Alves cobriu um ponte na zona rural. Já em Maracará, o rio que cruza e dá nome ao município já desperta situação de atenção.
As aulas municipais desta sexta (16) precisaram ser canceladas em Passo de Torres, Araranguá, Turvo, Timbé do Sul, Balneário Gaivota, Praia Grande, Jacinto Machado e Ermo. As escolas estaduais dos municípios do Extremo-Sul Catarinense também suspenderam as atividades.
Entenda o fenômeno climático que atinge Santa Catarina
Leia mais
Frio e chuva em SC: veja a quem pedir ajuda em casos de alagamento e hipotermia
Continua depois da publicidade
Operação contra trabalho escravo resgata 14 pessoas em fazenda de batatas em SC