Por causa da chuva forte que atinge o Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (14), diversos voos foram cancelados e outros estão com registro de atraso no Aeroporto Santos Dumont, segundo informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o aeroporto. Santa Catarina foi afetada pela situação e ao menos um voo não cumpriu horário de chegada em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No Rio, até 11 horas, foram registrados 62 voos cancelados e 46 atrasados, entre partidas e chegadas. Nas redes sociais, há relatos de passageiros que estão no aeroporto desde as 5h30.
Em Florianópolis, um voo que pousaria 13h30 foi adiado para às 15h. O voo Gol 2074 sairia do Aeroporto Santos Dumont.
— Nesta segunda-feira, o Aeroporto Santos Dumont operou de 6h20 às 10h01, abaixo dos mínimos para decolagens em função de condições meteorológicas adversas. No momento os pousos e decolagens ocorrem com auxílio de instrumentos. Neste período, 10 voos alternaram do Santos Dumont para Galeão — afirmou a Infraero.
Continua depois da publicidade
Chuva provoca cancelamento de voos
A vinda de umidade do oceano para o continente mantém o tempo instável nesta segunda-feira no Rio. Conforme o Centro de Operações da prefeitura da cidade, o dia terá predomínio de céu nublado e ainda há previsão de chuva fraca a moderada, de forma isolada, a qualquer momento. A temperatura deve variar entre 17°C e 25°C.
Voos de ultrabaixo custo de Florianópolis para Argentina e Chile: confira preços, dias e horários
Na noite de domingo, o município entrou em estágio de mobilização, às 22h25, em razão do registro de chuva moderada (entre 5,1 mm/h e 20 mm/h) em cinco estações meteorológicas.
Passageiros também relatam o caos enfrentado no Aeroporto Santos Dumont, com muitas pessoas aglomeradas em frente aos guichês das companhias aéreas, em busca de informações sobre os cancelamentos e atrasos. Muitos reclamam da falta de informação e que nos painéis das partidas apenas constam as informações: cancelados, atrasados ou atraso meteorológico.
Alerta para ressaca do mar
A Marinha do Brasil também emitiu aviso de ressaca, que teve início às 9 horas da manhã desta segunda-feira, com duração até às 21 horas da terça-feira, 15. Há previsão de ondas de 2,5 m de altura. Na terça, a previsão é de céu nublado, com possibilidade de chuva fraca isolada durante a madrugada.
Continua depois da publicidade
Florianópolis passa a ter voos diretos para Santiago durante o ano todo; veja datas
Entre quarta e sexta-feira, haverá redução de nebulosidade sobre a cidade fluminense e não há previsão de chuva. Segundo o Centro de Operações da prefeitura do Rio, as temperaturas estarão em elevação.
*Com informações de Estadão Conteúdo.