A chuva que atinge Florianópolis nesta segunda-feira (20) não foi empecilho para os foliões amantes do Carnaval e do pop. Mesmo embaixo de água, o PopDay reúne milhares de pessoas, que lotam ruas do Centro protegidas por capa de chuva e sombrinha.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A expectativa dos organizadores do evento é de que cerca de 80 mil pessoas passem pelo bloco, que terá show da funkeira Pocah.

— As pessoas estão bem animadas e curtindo mesmo com chuva. Por isso, nossa expectativa é muito grande para esse evento que é de inclusão — diz Miguel Gregório, coordenador da festa.

Ciclone em SC influencia tempo no último dia de Carnaval; confira previsão para terça-feira

Continua depois da publicidade

Em seu primeiro Carnaval, João Felipe dos Santos disse que está se sentindo “muito bem” em uma festa de “DJs Drag e com bandeiras LGBTQIA+”:

— Estou me sentindo incluso.

Para ele, a chuva “deixa até mais divertido” o evento. Opinião que é compartilhada pela foliã Brenda, que ressaltou que o temporal não atrapalhou “nem um pouco” a festa, que começou às 20h desta segunda-feira e segue até a 1h de terça-feira.

União da Ilha da Magia é campeã do Carnaval de Florianópolis 2023

Chuva não afastou os foliões do bloco que retorna às ruas de Florianópolis depois de dois anos por causa da pandemia (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)
Foliões destacam a importância de artistas da comunidade LGBTQIA+ no evento (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)
Organizadores esperam 80 mil pessoas em evento que tem show da Pocah (Foto: TIago Ghizoni / NSC Total)

Concurso

Em todas as suas edições, o bloco realiza o concurso PopGay, que escolhe duas rainhas: drag queen e beauty queen.

Nikita Flos vai participar do concurso de DragQueen e vê no evento a representação da luta por igualdade:

Continua depois da publicidade

— Hoje vim aqui para representar nossa classe que tanto luta pelo empoderamento e igualdade todos os dias. Quero muito ganhar esse concurso — diz.

Luciano Hang se veste de Quico no carnaval de SC; veja as fotos

Já Thalia Miranda, que busca, neste ano, o bicampeonato Popgay, deixou o figurino de mistério. A roupa utilizada para concorrer, apesar de ser uma surpresa para o público, é “cheia de brilho e paetês”, revela.

— Estamos na luta por reconhecimento de todos os corpos e de todas as pessoas. Venci no ano de 2017 e é uma alegria muito grande — afirma.

Thalia Miranda nos preparativos para o concurso (Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)
Nikita Flos no camarim aguardando o concurso (Foto: Tiago Ghizoni/Jornal Hora de SC)

PopDay

Em 2023, o evento passou a ser denominado de PopDay. Anteriormente, a festa carregava o mesmo nome do concurso de Drags: PopGay. A mudança não deixa de lado a competição de rainha, dividida em duas categorias: drag queen e beauty queen.

Continua depois da publicidade

Conforme explica a apresentadora oficial do evento, Selma Light, drag queen são as pessoas que se vestem de drags e utilizam isso como um personagem. Já a categoria beauty queen consiste nas pessoas trans.

— Beauty queen são as pessoas trans, homens ou mulheres, que são drags 24h por dia — explica.

Leia também

Florianópolis caminha para ter o melhor Carnaval do Brasil

Florianópolis quer virar capital dos bloquinhos de rua no Carnaval