Uma chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista de Santa Catarina entre a noite de quinta-feira (5) e a madrugada de sexta-feira (6). O melhor horário para observação da Eta Aquáridas será a partir das 3 horas, ao olhar para o céu na direção Leste.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a expectativa é de que sejam registrados cerca de 35 meteoros por hora no Estado, caso as condições climáticas ajudem a observação.
A Eta Aquáridas será a primeira grande chuva de meteoros de 2022 e uma das melhores para o hemisfério Sul. Ela ocorre quando a Terra atravessa a parte mais densa dos detritos deixados pelo cometa Halley.
De acordo com a Bramon, cada pequeno fragmento deixado pelo cometa gera um meteoro quando atravessa a atmosfera em alta velocidade. Este é um fenômeno luminoso conhecido popularmente como estrela cadente.
Continua depois da publicidade
Durante uma chuva de meteoros, a atmosfera é atingida por vários fragmentos de uma mesma trilha. As atividades da Eta Aquáridas começaram em 21 de abril e finalizam em 12 de maio, mas a maior intensidade será nesta quinta e sexta-feira, quando poderão ser vistas de todo o Brasil.
Na madrugada desta segunda-feira (2), o astrônomo amador Jocimar Justino, membro da Bramon, já registrou um meteoro da Eta Aquáridas na estação de monitoramento de Monte Castelo, no Planalto Norte de SC.
Segundo ele, o fenômeno aconteceu próximo da divisa entre Santa Catarina e o Paraná. O meteoro começou a brilhar a cerca de 109 quilômetros de altitude e desapareceu meio segundo depois a 89 quilômetros de altitude.
Veja meteoro da Eta Aquáridas registrado em Monte Castelo:
Como ver a chuva de meteoros
A Bramon orienta que os melhores locais para observar uma chuva de meteoros são aqueles bem escuros e longe dos grandes centros urbanos. O ideal é buscar um quintal, jardim, varanda ou qualquer área com uma boa visão do céu, mas também longe de qualquer iluminação.
Continua depois da publicidade
Apesar do radiante da Eta Aquáridas ficar na constelação de Aquário, não é necessário identificar essa região no céu para ver os meteoros. Eles aparecerão em todas as partes, apenas parecerá vir da direção da constelação.
Não é preciso telescópios, câmeras ou equipamento especial para observar a chuva de meteoros do cometa Halley. Será necessário apenas olhar para o céu e perder algumas horas de sono durante a madrugada.
Quem se interessar ainda poderá acompanhar outra atração da madrugada, que é o alinhamento dos planetas Saturno, Marte, Júpiter e Vênus. Eles surgirão no céu, em sequência, a partir de 1 hora, aproximadamente.
Leia também:
Meteoro atravessa o céu e impressiona moradores de Goiás; veja vídeo
Queda de meteoro é registrada por observatório no Rio Grande do Sul; veja vídeo
Meteoro “bola de fogo” passa por SC e câmera registra momento; veja vídeo