Com a nova previsão para chuva intensa, quatro regiões de Santa Catarina estão em alerta máximo para o risco de inundações. Além disso, segundo o aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil nesta terça-feira (10), 12 rios podem ter elevação a partir desta quarta-feira (11).

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Conforme o órgão estadual, a chuva volta em todo o Estado, principalmente no Oeste, Serra, Planalto Norte e Vale do Itajaí entre esta quarta e quinta-feira (12). Por conta dos elevados níveis de precipitação e o solo encharcado, o alerta é para ocorrências como alagamentos, enxurradas e inundações.

Mapa interativo mostra a situação das rodovias estaduais de SC em tempo real

Para Vale do Itajaí, Planalto Norte, Serra e Litoral Sul, o risco é considerado muito alto para enchentes. Isto porque os níveis dos rios devem ter uma elevação a partir desta quarta por conta da previsão de chuva. –

Continua depois da publicidade

Em Taió, por exemplo, o nível do rio estava em 11 metros na noite desta terça-feira. Porém, a previsão é de que a cota fique entre 13 a 14 metros devido às precipitações. Já em Rio do Sul, onde a cidade também segue alagada, a cota pode variar entre 11 e 14 metros.

Ainda no Vale do Itajaí, em Blumenau, a previsão da cota é de 10 a 12 metros. Por fim, as situações mais críticas estão em Otacílio Costa, na Serra, e em Itapiranga, no Oeste, onde a cota pode variar entre 8 e 10 metros, conforme a Defesa Civil.

Ainda segundo o órgão, as regiões da Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio-Oeste (principalmente Bacia do Rio do Peixe) e áreas do Extremo Oeste — que fazem divisa com o Rio Uruguai — seguem com risco alto para inundações.

Por fim, no Vale do Itajaí, Planalto Norte, Planalto Sul, Grande Florianópolis, Litoral Norte, Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste, o risco é alto para enxurradas.

Continua depois da publicidade

Confira imagens da enchente em Taió:

Leia também:

Nível alto dos rios mantém cidades de SC cobertas por água

SC deve ter no máximo dois dias seguidos de sol em outubro