A chuva intensa que atinge Santa Catarina pode causar riscos de deslizamentos de encostas entre esta segunda (10) e terça-feira (11), segundo o alerta da Epagri/Ciram. Em alguns municípios, o acumulado de chuva já ultrapassou os 100 mm em 24 horas e houve registros de alagamentos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
De acordo com a Epagri, o motivo para a mudança no tempo é a atuação de um cavado — área de baixa pressão — pelo Estado combinado com a passagem de uma frente fria.
A previsão é de chuva persistente e intensa para todo o Estado nesta segunda e terça-feira, principalmente nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul. Os acumulados podem variar de 50 a 80 mm, mas podem ultrapassar os 100 mm em alguns casos.
Semana começa com tempo instável e frio em SC
Continua depois da publicidade
Além do risco de deslizamentos, a Epagri também não descarta a possibilidade de temporais isolados.
Em Galvão, no Oeste de Santa Catarina, choveu 107.4 mm em 24 horas, segundo dados da Defesa Civil Estadual — é o maior acumulado registrado até o momento. Já em Novo Horizonte, na mesma região, foram 104.0 mm.

No Oeste, houve registro de alagamentos, além de pontos de deslizamentos na rodovia SC-480. Em São Lourenço do Oeste, São Domingos e Abelardo Luz houve atendimento a famílias que estavam ilhadas.
SC terá queda nas temperaturas
De acordo com o meteorologista do NSC Total Leandro Puchalski, as temperaturas também devem cair. Nesta segunda-feira, os termômetros não devem passar dos 15°C em boa parte do Estado.
Já na terça-feira, além da previsão de chuva, a temperatura deve permanecer na casa dos 20°C em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Chuva, calor e La Niña: o que esperar da primavera em SC
Mudanças climáticas: como será a vida nos próximos 30 anos, segundo a ONU