A frente fria que se aproxima de Santa Catarina deixou o Estado em alerta para os riscos de enchentes e enxurradas nas regiões que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Conforme a Defesa Civil, a previsão é de chuva intensa e volumosa a partir desta quinta-feira (2). 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O alerta de risco alto para inundações e enxurradas foi divulgado pela Defesa Civil nesta quarta-feira (1°) e contempla principalmente os municípios do Oeste de Santa Catarina, como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além das regiões próximas ao Rio Chapecó, Rio Chapecozinho e Rio do Peixe.

Temporal que atinge Rio Grande do Sul chega a Santa Catarina e gera alerta da Defesa Civil

Já para a bacia do Rio Canoas, o risco é moderado para ocorrências de inundações e enxurradas, sobretudo nos municípios de Lages e Otacílio Costa na Serra catarinense. As regiões do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis também estão em estado de atenção, como informou a Defesa Civil. 

Continua depois da publicidade

Nevoeiros esparsos na faixa litorânea

A Marinha do Brasil também publicou um alerta nesta quarta-feira devido a nevoeiros esparsos que poderão se formar entre a madrugada e a manhã de quinta-feira (2). O alerta é válido para os estados de Santa Catarina e Paraná. O caso acontece devido a interação entre ar úmido e baixas temperaturas da superfície do mar.

Veja as fotos

Chuva atinge toda Santa Catarina

Segundo a Defesa Civil, há previsão de chuvas intensas em todas as regiões do Estado, principalmente nos municípios que fazem divisa com o território gaúcho, até a próxima sexta-feira (3). 

Nesta quarta-feira, algumas cidades já registram chuva. Porém, segundo a Epagri/Ciram, é a partir desta quinta-feira (2), que elas avançam de forma intensa e volumosa pelas regiões Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e, ao longo do dia, para demais áreas de Santa Catarina. 

Continua depois da publicidade

O risco, conforme a Defesa Civil, é de moderado a alto para ocorrências relacionadas a alagamentos, enxurradas, destelhamentos à rede elétrica e deslizamentos. Há alertas para temporais com risco de descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo. 

Leia mais

Menina de 13 anos morre em SC após contrair infecção: “Perdemos uma estrelinha”

SC é o estado com maior participação da indústria no mercado de trabalho