A chuva não deu trégua e veio com força em algumas regiões de Santa Catarina nesta quinta-feira (30). As regiões do Planalto Norte e Oeste foram as que mais sofreram com temporais durante a manhã e registram pontos de alagamentos e deslizamento. Para esta tarde, a atenção também é para os moradores da Grande Florianópolis e do Litoral Sul, informou a Epagri/Ciram. A instabilidade se mantém até pelo menos a manhã de sexta-feira (31).

Continua depois da publicidade

Até o início da tarde desta quinta, a Defesa Civil de Santa Catarina registrou quatro ocorrências por conta das fortes chuvas: alagamentos foram registrados no bairro São Pedro, em Porto União, no Planalto Norte; e em Canoinhas um muro caiu com a enxurrada. Os bombeiros ainda trabalham para contabilizar os estragos na cidade.

No município de Peritiba, no Oeste, um deslizamento interditou parcialmente a rodovia SC-390. A prefeitura trabalha no local. E em Garuva, perto da divisa com o estado do Paraná, foi registrada queda de granizo no fim da manhã.

Ainda em cidades do Planalto Norte como Rio Negrinho e São Bento do Sul, há registros de muita atividade elétrica (relâmpagos e trovões), que podem atingir também Joinville ainda nesta quinta.

Imagem de satélite das 14h40min desta quinta-feira
Imagem de satélite das 14h40min desta quinta-feira (Foto: Epagri/Ciram)

Há alerta também para as cidades do Sul, que já sofreram com os temporais durante a semana. Se a previsão se concretizar durante a tarde, o alerta pode passar a ser vermelho por conta da possibilidade de ocorrências de deslizamentos em solos já encharcados, informou a Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, a chuva foi de intensa a moderada em diferentes regiões da cidade. De acordo com a Epagri, a estação da região central (que fica perto da ponte Hercílio Luz) registrou uma média de 55 mm de chuva; no Itacorubi 35 mm e no Norte da Ilha 34 mm.

Monitoramento de rios

Segundo a Defesa Civil, as simulações de chuva indicam baixo risco de inundação do rio Camboriú, no Litoral Norte. Não há risco para alagamentos nos demais rios monitorados no Estado. Se a chuva aumentar, no entanto, há possibilidade de enxurradas em bacias pequenas em áreas urbanas.

Como fica a sexta-feira?

O alerta laranja para chuva intensa se mantém até a manhã desta sexta. Nas horas seguintes, o acumulado de chuva deve diminuir, ficando em torno de 20mm e 40 mm em média para o Estado, informam a Defesa Civil e Epagri/ Ciram. No sábado, o tempo pode melhorar.

Maiores acumulados de chuva registrados entre 6h45min às 12h45min desta quinta-feira:

Seara: 62 mm

Continua depois da publicidade

Correia Pinto e Concórdia: 46 mm

Chapadão do Lageado: 40 mm

Irani: 39 mm

Herval do Oeste: 33 mm

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina

Maiores acumulados de chuva registrados entre 1h e 7h desta quinta-feira (seis horas)

Porto União: 90 mm

Águas Frias 60 mm

Irineópolis: 55 mm

Pinhalzinho e Xanxerê: 50 mm

Lages: 41 mm

Canoinhas: 39 mm

Chapadão do Lageado: 38 mm

Mafra: 37 mm

Correia Pinto: 35 mm

Trombudo Central, Joinville e Ponte Alta: 32 mm

Maravilha: 31 mm

Atalanta: 30 mm

Fonte: Defesa Civil de Santa Catarina