A chuva forte que atingiu Santa Catarina entre a noite de segunda (8) e a madrugada de terça-feira (9) causou alagamentos e transtornos em Santa Catarina. A Grande Florianópolis e o Litoral Norte foram as regiões mais atingidas pelo temporal.  

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

Conforme a Defesa Civil, em Itapema, no Litoral Norte, foram cerca de 100 milímetros de água, provocando alagamentos por toda a cidade. Segundo o órgão, os piores problemas aconteceram nos bairros Alto São Bento, Casa Branca e Ilhota, onde casas foram inundadas. 

Vídeos da tempestade publicados por moradores nas redes sociais mostram relâmpagos, trovões e inundações em Itapema.  

Até a manhã desta terça, pelo menos cinco famílias precisaram sair das casas. Elas foram levadas para um abrigo montado na Capela Cristo Rei. Outro grupo, com número não contabilizado pela Defesa Civil, foi deslocado para casa de familiares e amigos. 

Ruas ficaram alagadas no bairro Alto São Bento, em Itapema
Ruas ficaram alagadas no bairro Alto São Bento, em Itapema (Foto: Raíne Marques)

A Grande Florianópolis também teve transtornos por conta da chuva. Mais de 5 mil casas no Sul da Ilha ainda estavam sem luz na manhã desta terça-feira (9). A maioria dos imóveis afetados, de acordo com o mapa de monitoramento da Celesc, estão na Armação, mas também ficaram sem luz moradores dos bairros Açores, Morro das Pedras, Pântano do Sul, Praia da Solidão e Ribeirão da Ilha. 

No bairro da Armação, a queda de uma árvore na SC-406 bloqueou o trânsito na rodovia. A pista foi liberada ainda durante a noite. 

SC-406, no bairro Armação, foi bloqueada após queda de árvore
SC-406, no bairro Armação, foi bloqueada após queda de árvore (Foto: PMRv/divugação))

Em São José, também houve alagamentos e as informações da Defesa Civil são de que os bairros afetados são Serraria, Ipiranga e Real Park. No bairro Forquilhinhas, algumas casas foram afetadas pela água e a lama.  

Continua depois da publicidade

Segundo o órgão, em São José a chuva atingiu o acumulado de 121 milímetros em 12 horas. No mesmo período, em Palhoça, foram 103 milímetros de chuva. 

Leia também:

Ciclone no mar e frente fria influenciam o tempo nesta terça-feira em SC

Imposto de Renda 2021: veja tudo que você precisa saber

Seis fatos revelam pior momento da pandemia para SC e para o Brasil