A chuva intensa registrada nos últimos dias tem causado enchentes e deslizamentos em diversas cidades do Norte catarinense. Em alguns casos, famílias precisaram deixar suas casas por segurança.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
Os pontos de alagamento foram registrados pela Defesa Civil principalmente em Joinville, Canoinhas, Garuva, Mafra e Itapoá.
Na maior cidade de SC, a região da estrada Dedo Grosso estava totalmente alagada na manhã desta quinta-feira (21). Moradores ficaram ilhados e precisaram de apoio da Defesa Civil.

> Chuva em SC provoca alagamentos e deslizamentos de terra
Continua depois da publicidade
O município segue em estado de alerta em razão da previsão de chuva para as próximas horas. Segundo a Defesa Civil, já foram 132 milímetros de chuva em 72 horas.
No bairro Floresta, na última quarta-feira (20) um casal de idosos precisou sair de casa, que fica próxima a uma encosta, porque o movimento de terra fez com que uma árvore ficasse inclinada, com possibilidade de cair sobre o imóvel. A casa continua interditada, e o parecer técnico ainda não foi finalizado pelo geólogo responsável.
Ruas interditadas no Norte de SC
Já em Itapoá, o excesso de chuva ao longo da semana e a forte chuva da última madrugada também levaram à interdição de algumas ruas. O risco é de enchentes na região.
O órgão recomenda aos moradores que vivem em áreas alagadiças para que mantenham a cautela e atenção com relação aos rios e córregos próximos às casas. Além disso, pede para que sejam acionados imediatamente em caso de necessidade.
Continua depois da publicidade
No Planalto Norte, os municípios seguem em situação de alerta. Em Mafra, o nível do rio é monitorado pela Defesa Civil, mas por enquanto não ultrapassou o limite do rio.
Em Canoinhas, a situação está sob controle conforme a Defesa Civil. A variação é de 100 a 140 milímetros nas últimas 24 horas. Itaiópolis e Papanduva registraram ocorrências de alagamentos.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil de Santa Catarina reforçou, na quarta (20), o alerta para a previsão de chuvas intensas no Estado. A condição segue até sexta-feira (22), com previsão de altos acumulados de chuvas. Por conta disso, há risco de deslizamentos e enxurradas principalmente na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Confira as orientações da Defesa Civil em caso de alagamentos:
– Não caminhe por áreas alagadas. Além do risco de eletrocussão, há perigo de quedas e arrastamento pela força da água ou contração de doenças pela água contaminada;
Continua depois da publicidade
– Se a água estiver chegando próximo e ameaça entrar na sua residência, levante os móveis, eletrodomésticos e roupas. Leve remédios, roupas e artigos de maior necessidade e procure um local seguro para se abrigar. Caso não tenha familiares por perto, procure os abrigos municipais;
– Procure não ficar ilhado. Mas, caso você tenha um local seguro e não alagado para se abrigar, faça uma reserva de alimentos, água potável e pilhas para lanternas;
– Pessoas acamadas, gestantes, crianças e idosos devem ser levados com prioridade para áreas seguras. Se precisar de ajuda, acione a Defesa Civil pelo fone 199 ou o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193;
– Não transite de carro em ruas alagadas. Os motores de alguns veículos não são adaptados para inundações e acabam falhando;
Continua depois da publicidade
– Se houver sinal de movimentação de solo, como muros abalroados ou caídos, árvores tortas ou caídas, rachaduras ou descida de terra com água, tipo enxurrada, saia do local de risco e acione o Corpo de Bombeiros ou técnicos de Defesa Civil para uma avaliação mais criteriosa;
O que fazer após a inundação?
– Limpe os escombros e lama deixados pela inundação.
– Lave e desinfete os objetos que tiveram contato com as águas da enchente.
– Retire todo o lixo da casa e do quintal e o coloque para a limpeza pública.
– Veja se sua casa não corre o risco de desabar.
– Raspe toda a lama e o lixo do chão, das paredes, dos móveis e utensílios.
– Cuidado com aranhas, cobras e ratos, ao movimentar objetos, móveis e utensílios.
– Tenha cuidado com cobras e outros animais venenosos, pois eles procuram refúgio em lugares secos.
– Nunca beba água de enchente ou inundação.
– Evite contato com a água de enchente por causa do risco de doenças, como leptospirose.
– Não beba água ou coma alimentos que estavam em contato com as águas da inundação.
– Água para consumo humano: pode ser fervida ou tratada com água sanitária, na proporção de 2 gotas de água sanitária para 1 litro de água ou tratada com hipoclorito de sódio, na proporção de 1 gota de hipoclorito para 1 litro de água. Nos dois casos, deixar em repouso por 30 minutos para desinfetar.
Continua depois da publicidade
O que fazer quando ocorrer um deslizamento?
Se observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Também tente avisar as pessoas que residem na área do deslizamento. Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento. Não entre no local do deslizamento.