A forte chuva na madrugada desta sexta-feira em quase todo o litoral catarinense causou alagamentos e deslizamentos na Grande Florianópolis. Até as 10h não havia registro de feridos, conforme o Corpo de Bombeiros, nem de desalojados ou desabrigados, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

Continua depois da publicidade

Sul da Ilha registra 134mm de chuva nas primeiras horas de sexta-feira

Moradores de Palhoça trabalham na limpeza da cidade depois da chuva

Leia mais informações sobre o tempo em SC no blog do Puchalski

Continua depois da publicidade

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, na Capital, o Sul da Ilha, com 134mm, e o Centro, com 108mm, são as regiões da cidade que tiveram os maiores volumes de chuva nas primeiras horas do dia. Foram registrados alguns desmoronamentos de muros e alagamentos em casas e ruas dos bairros Monte Verde, Pantanal, Saco dos Limões, Rio Tavares, Campeche e Costeira do Pirajubaé.

https://videos.clicrbs.com.br/sc/diariocatarinense/videonews/129945

A Via Expressa Sul, para quem segue para o Sul, ficou alagada durante a manhã e, apesar de o nível ter baixado, ainda há água na pista. Já na via principal do bairro Carianos, próximo do Estádio da Ressacada, também houve registro de água na pista e há trechos em que os motoristas devem redobrar a atenção, principalmente por causa de buracos.

Morador da Costeira recolhe placas que caíram na chuva na SC-405

A SC-405 chegou a ser interditada nos dois sentidos no início da manhã, mas por volta de 8h30min a água tinha baixado um pouco e os motoristas já trafegavam lentamente. A rodovia ainda tem trechos com água na pista. O mais complicado fica nas proximidades da garagem da Insular.

Continua depois da publicidade

Ainda no Sul da ilha, a Defesa Civil registrou a queda de um muro de contenção em parte de uma casa no bairro Saco dos Limões. No José Mendes, uma senhora de 71 anos precisou ser resgatada pela janela de casa após um desmoronamento. Ela não se feriu. No Campeche, moradores foram prejudicados pelos alagamentos.

https://videos.clicrbs.com.br/sc/diariocatarinense/videonews/129954

Chuva também complica o trânsito na região. Confira informações ao vivo:

Tweets de @t24horas

Em Palhoça, houve alagamentos e desmoronamentos nos bairros Jardim Eucaliptos, Pachecos, Bela Vista, São Sebastião e Centro (próximo ao Quartel dos Bombeiros). O trânsito enfrentou lentidão de até 12 quilômetros até a Via Expressa na saída para Florianópolis.

VÍDEO: moradores trabalham na limpeza de Palhoça após alagamentos

Na BR-101, no Km 225, houve o deslizamento de uma rocha no sentido Norte da rodovia por volta de 4h30min. Apesar do susto, não houve feridos nem interrupção do trânsito no trecho.

Continua depois da publicidade

Rocha deslizou na BR-101, em Palhoça (Foto: PRF / Divulgação)

Em São José, ocorreram alagamentos e pelo menos um deslizamento, sem vítimas, no loteamento San Marino, em Forquilhinhas. Imbituba também teve um deslizamento de terra sem feridos, no bairro Nova Brasília.

Chuva mais forte já passou

Conforme a Epagri/Ciram, a chuva mais intensa prevista para esta sexta-feira ocorreu na madrugada. Durante o dia, o tempo permanece instável com chuva mais fraca do Centro ao Litoral do Estado, com previsão de acumulado de 20 a 30mm em média nas próximas 24 horas.

O meteorologista Leandro Puchalski explica que desde quinta-feira há no mar, bem na altura de SC, o processo de formação de um ciclone, que foi o responsável pelo grande volume de chuva ocorrido na Grande Florianópolis.

https://videos.clicrbs.com.br/sc/diariocatarinense/videonews/129957

Continua depois da publicidade