A quarta-feira (2) começou com chuva intensa, trovoadas, raios e ventos fortes em Lages, na Serra catarinense. As fortes precipitações, que atinge a região desde a madrugada, resultaram em um aumento significativo no nível do Rio Carahá, que corta a cidade.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O rio chegou a transbordar em alguns pontos, causando alagamentos na Avenida Belisário Ramos pela manhã. Os motoristas que precisam trafegar na região devem redobrar a atenção devido às condições adversas.
Parque Astronômico de Criciúma terá programação especial para Eclipse Solar
Segundo a Defesa Civil de Lages, houve um acúmulo máximo de 77 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, além de rajadas de vento de até 69,1 km/h, causando danos em diversos bairros, incluindo queda de muros, deslizamentos e alagamentos. Ainda de acordo com as informações da Defesa Civil, foram realizados 14 atendimentos, afetando aproximadamente 56 pessoas.
Continua depois da publicidade
Uma casa no bairro São Cristóvão foi interditada parcialmente por precaução devido ao risco de novos deslizamentos. Além disso, vários muros não estruturais desabaram, casas foram destelhadas em diversos pontos da cidade, e houve deslizamento de terra no bairro Santa Helena. Imóveis alagados foram registrados em vários bairros de Lages.
A Defesa Civil alerta a população que, em caso de necessidade, as equipes de plantão podem ser acionadas pelos números (49) 3019-7479, (49) 3019-7477 ou (49) 98436-1702.
De acordo com a Epagri/Ciram, a quarta-feira permanece com tempo instável, com chuva em toda Santa Catarina. Essa condição climática é resultado de uma frente fria em deslocamento pelo Estado, seguida pelo avanço de uma massa de ar mais frio.
Veja fotos do alagamento em Lages
Continua depois da publicidade
Leia mais
Fim de ano em SC traz mês chuvoso, La Niña e risco de eventos extremos, diz previsão