A chuva intensa registrada nesta sexta-feira (31) afeta o atendimento no serviço público de pelo menos sete cidades da região Norte. Houve cancelamento de aulas nas creches e escolas da rede municipal, além de adequações no serviço de saúde.
Defesa Civil está monitorando áreas de risco de deslizamentos em Joinville
Seis rodovias registram ocorrências por conta das fortes chuvas em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
Confira as cidades que tiveram mudanças:
Guaramirim:
Nesta sexta-feira (31), as aulas estão suspensas no período da tarde na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Mathias Maria Stein, no bairro Caixa D' Água.
Campo Alegre:
Alunos que utilizam o transporte escolar em locais de alagamentos têm as aulas suspensas em função da chuva nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Corupá:
As aulas da rede municipal estão canceladas nesta sexta-feira. Conforme a Defesa Civil, os rios da região estão com a capacidade máxima. O principal ponto de alagamento é na ponte localizada na rua Carlos Weber com o rio saindo de seu leito e cobrindo a via, e na “Ponte do Rocha” com o rio passando por cima da ponte, impedindo o trafego de veículos. Além disso, no quilômetro 93 da BR-280, há lama na pista por causa de uma queda de barreira, exigindo atenção redobrada dos motoristas.
São Bento do Sul:
Devido às fortes chuvas e condições de risco, as aulas na Rede Municipal de Ensino estão canceladas no período da tarde desta sexta-feira (31).
Rio Negrinho:
Os níveis dos rios da cidade entraram em nível de alerta. O último levantamento da Defesa Civil apontou que já atingiu a marca de 3,79 metros acima do normal subindo uma média de 20 centímetros por hora. Segundo o órgão, há pontos de alagamento em no bairro Alegre, Quitandinhas, Vila Nova e Centro. Algumas famílias já começam a deixar as casas rumo a dois abrigos montados em escolas do município. A Defesa Civil realiza o levantamento de pessoas atingidas na cidade, o balanço deve ser divulgado nas próximas horas. A recomendação do órgão é que móveis e demais itens localizados em áreas de alagamento sejam retirados.
As aulas nas creches e escolas municipais foram suspensas na tarde nesta sexta-feira (31), assim como as atividades coletivas do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro Especializado de Referência em Assistência Social (Creas) estão suspensas.
Continua depois da publicidade
Os órgãos de trânsito de Rio Negrinho (Dentrarine e Polícia Militar) solicitam aos motoristas que evitem as ruas Jorge Zipperer, Nereu Ramos e Carlos Weber, no Centro. Há caminhões no local retirando os produtos do comércio e por conta disso o trânsito está congestionado. Quem necessitar passar pela região central deve buscar vias alternativas, como a Rua do Seminário ou pelo bairro Bela Vista.
Canoinhas:
Há registro de problemas de alagamento nos acessos às localidades do Salto D’Água Verde, Anta Gorda, Taunay, Rio do Pinho, Matão, Fartura e Arroios. A balsa de Paula Pereira também está com atividades suspensas.
Desde a manhã desta sexta-feira, 31, não está tendo aula na escola Alberto Wardenski, no Salto D’Água Verde. Na segunda-feira (3) não haverá aula nas escolas: Achilles Pazda (Rio do Pinho), Benedito Terézio de Carvalho (Felipe Schmidt), Maria Izabel de Lima Cubas (Rio da Areia do Meio), Escola da Barra Mansa, Guilhermina Veiga Ferreira (Arroios) e nos CEIs Deckla Prust (Salto D’Água Verde), Santa Bárbara (Rio dos Pardos) e Extensão do Rodolfo Linzmeier (Felipe Schmidt). Além disso, não haverá aulas no perímetro urbano no AABB Comunidade e as do contraturno do Senai na segunda-feira (aquelas aulas pagas pelo município aos alunos da rede municipal de educação).Hoje à tarde quem for para as escolas será atendido pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação. Haverá transporte na segunda-feira onde houver acesso.
Também houve cancelamento de atendimento na unidade de saúde em Felipe Schmidt nesta sexta. Na segunda-feira estão cancelados os atendimentos em Barra Mansa e Arroios e os de terça que seriam realizados em Paciência dos Neves, Fartura e Anta Gorda em função das dificuldades e impossibilidade de acesso, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais de saúde. Em situações emergenciais a população pode acionar o Samu pelo 192 ou Bombeiros pelo 193.
Continua depois da publicidade
Não haverá coleta de lixo reciclável no distrito de Felipe Schmidt e demais localidades programadas para este final de semana: Alto do Frigorífico, Assentamento, Bonetes, Campo das Moças, Caraguatá, Cerrito, Erval Bonito, Estação Paciência, Fartura de Cima, Lageado, Paciência dos Neves, Santo Antônio, Valinhos/Figua.

Mafra:
As famílias em áreas de risco estão sendo retiradas com caminhões e serão alojadas no ginásio do Cemma. A Prefeitura solicita que seja realizado o desvio para agilizar o processo e evitar possíveis acidentes de trânsito na Rua Castro Alves, esquina com a Rua Uruguai, na Vila Argentina.