As fortes chuvas que atingem Joinville causaram congestionamentos e mudanças no trânsito nesta segunda-feira (22). Os problemas após os temporais atingiram linhas de transporte coletivo, carros de aplicativos e até os serviços de um trem.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

No terminal central, veículos do transporte coletivo ficaram presos no local, principalmente os que iriam para a zona Sul. A rua XV de Novembro, próxima ao cruzamento com a Avenida Dr. Albano Schulz, ficou tomada pela água, prejudicando linhas que vinham do Iririú, por exemplo.

Trabalhadores ficam soterrados após deslizamento derrubar muro em Joinville

O serviço dos carros de aplicativos também foi afetado. Além de poucos veículos disponíveis para viagens, os preços dispararam no começo da tarde. Corridas que costumam custar R$ 9, por exemplo, chegaram a R$ 30.

Continua depois da publicidade

O motorista de aplicativo Luciano Martinho afirma que a principal dificuldade é transitar em regiões próximas de rios e pontes, em destaque na região central. 

— Tem muito trânsito e é necessário ficar fora da “rota de enchente”, ou seja, evitar corridas pelo Centro da cidade — pontua. 

Um trem ficou parado entre os bairros Bucarein e Floresta e causou filas em ruas da zona Sul de Joinville. A reportagem do AN entrou em contato com a Rumo Logística e, conforme a empresa, uma falha mecânica interrompeu a circulação do trem. Por motivo de segurança, o meio de transporte ficou parado enquanto acontecia a manutenção. Às 16h54min o trânsito já havia sido liberado.

Continua depois da publicidade

Chuva em Joinville

Apenas durante a manhã, a chuva resultou em um acumulado superior a 60 milímetros de precipitação, deixou ruas alagadas e forçou a cidade a entrar no nível de Alerta Laranja no Plano de Contingência, conforme a Defesa Civil.

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. A orientação é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido a correnteza que tende a aumentar.

Em caso de chuva com vento, buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil, pelo número 199, ou aos Bombeiros Voluntários, no 193.

Joinville terá semana de chuva

Após uma semana de calor intenso, Joinville começa nesta segunda-feira (22) uma semana em que não deve ver os termômetros sequer passando dos 20ºC. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, ao menos até sexta-feira (26) a cidade deve ter dias de chuva constante e temperaturas variando entre 16ºC e 20ºC.

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil, o mau tempo é resultado da circulação marítima, que mantém a elevada concentração de umidade na costa. A formação de um sistema de baixa pressão em médios níveis da atmosfera também influencia no aumento de chuvas.

Leia também

VÍDEO: Rio Cachoeira transborda e alaga avenida central de Joinville

Mãe é morta e filho fica ferido após serem atacados dentro de casa em Balneário Camboriú

VÍDEO: Jovem sofre fraturas e é resgatado de helicóptero após casal ficar ilhado em trilha de SC