Depois de meses de uma estiagem histórica, os catarinenses estão convivendo com um fim de outubro e começo de novembro chuvoso em todas as regiões do Estado. Conforme medições das estações da Epagri/Ciram, entre segunda e terça-feira (dias 4 e 5) houve registro de acumulados de chuva superiores a 50mm em várias cidades de SC — e os números ficam perto de 100mm quando somados ao acumulado do último fim de semana.
Continua depois da publicidade
Conforme a previsão do tempo do órgão a expectativa é de um mês de novembro de chuvas frequentes e bem espalhadas pelo Estado. A previsão de temporais que havia nos últimos dias passou, mas as condições para pancadas de chuva permanecem.
Os maiores acumulados de chuva nos primeiros cinco dias de novembro são nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí.
— A situação da estiagem já havia sido superada no fim de outubro, mas a chuva frequente deve deixar uma situação de abastecimento muito boa para o início do verão em Santa Catarina — aponta a meteorologista do Ciram, Gilsânia de Souza Cruz.
Defesa Civil tem alerta para navegação
Sem novos alertas para temporais no Estado, a Defesa Civil mantém previsão de mar agitado para Santa Catarina até quarta-feira (6) à noite. A previsão é de ondas com picos de altura entre 2 e 3 metros na região costeira do Litoral Sul. A Defesa Civil alerta para o perigo na navegação e pesca.
Continua depois da publicidade