A chuva ocorrida na quinta-feira passada (19) e o frio do último fim de semana contribuíram para frear os decretos de situação de emergência emitidos na região Oeste de Santa Catarina por conta da estiagem.
Continua depois da publicidade
O coordenador regional da Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, disse que não recebeu nenhum decreto nesta segunda-feira (23). O último foi na semana passada, feito pela cidade de Maravilha. O município estima uma redução de 30% na produção leiteira.
São 11 municípios que decretaram situação de emergência na região. Os outros dez são: Santa Terezinha do Progresso, São João do Oeste, Palma Sola, Planalto Alegre, Irati, São Lourenço do Oeste, Ouro Verde, Faxinal dos Guedes, Bom Jesus e Jupiá.
A chuva também ajudou nove cidades que estavam com o nível de abastecimento crítico – Chapecó, Saltinho, Vargem Bonita, Bandeirante, Faxinal dos Guedes, Xaxim, Formosa do Sul, Maravilha e Águas Frias. A chuva deu um fôlego de duas semanas, segundo a Casan. Mas dentro de 15 dias é necessária uma nova precipitação, estima a companhia.
Continua depois da publicidade