A trégua da chuva em Santa Catarina já tem data para acabar. Segundo a Defesa Civil, o mau tempo retorna ao Estado a partir deste domingo (15). Entretanto, as maiores precipitações são esperadas para segunda (16) e terça-feira (17). Nesse período, segundo o órgão de proteção, os acumulados podem chegar a até 100 milímetros em algumas regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A Defesa Civil de SC informou que neste domingo (15) a chuva deve ser fraca na metade leste do Estado. Porém, no Grande Oeste ela pode vir com pancadas moderadas ou até fortes, acompanhadas de temporais isolados, já a partir da madrugada e manhã.

“O risco é baixo a moderado para ocorrências relacionadas às chuvas entre o Grande Oeste e Norte do Estado, mas continua alto para inundações e deslizamentos”, diz nota enviada à imprensa. 

Entre segunda (16) e terça-feira (17) a chuva ganha força em SC, principalmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto Norte, Planalto Sul e Alto e Médio Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil, as tempestades vêm acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo. 

Continua depois da publicidade

“Há risco moderado a alto para destelhamentos, queda de árvores e danos a rede elétrica. Além disso, os acumulados de precipitação podem ser elevados em um curto período de tempo, podendo provocar alagamentos e enxurradas”, consta em boletim do governo do Estado. 

O boletim da Defesa Civil de SC diz ainda que “em todo o período, os acumulados médios de precipitação podem somar valores de 70 a 100 milímetros entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí, mas pontualmente podem superar esses valores. Nas demais regiões do estado os volumes acumulados variam de 40 a 70 milímetros, e o risco para temporais é menor”.

Estas chuvas estão associadas à passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil, combinada a sistemas de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica.

— Não baixem a guarda porque a enchente não terminou — afirmou o governador Jorginho Mello em coletiva de imprensa no começo da noite deste sábado (14).

Continua depois da publicidade

O aviso de mais chuvas em SC após uma semana marcada por alagamentos deixa o órgão de proteção em alerta. Neste sábado (14), o governo do Estado já abriu uma comporta na barragem Oeste, em Taió, e mobilizava equipes para a abertura de comportas também na barragem Norte, em José Boiteux, que verteu pela primeira vez na história na noite de sexta-feira (13). A intenção das manobras é retomar alguma capacidade de armazenamento dessas estruturas caso as novas chuvas previstas para o Estado atinjam estas regiões.

Leia mais

Idosa de Rio do Sul é a terceira vítima de enchentes em Santa Catarina

Taió tem comporta de barragem aberta por previsão de “chuvas expressivas”

Prefeito de Taió pede que moradores ainda não voltem para casa por conta de previsão de chuva