Um temporal atingiu as cidades de Brusque e Guabiruba entre a tarde e a noite deste domingo (29). Ruas ficaram alagadas e houve deslizamentos de terra. Os bombeiros precisaram resgatar famílias que ficaram ilhadas após a ponte de acesso a uma comunidade ser arrancada pela força da água.

Continua depois da publicidade

Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, os maiores volumes de chuva nas últimas 24 horas no Médio Vale do Itajaí foram nessas duas cidades. Em Brusque, foram 106,2 milímetros. Em Guabiruba, 103,6 mm.

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A Defesa Civil de Brusque atendeu cerca de 20 chamados até as 18h30 de domingo (29). Deste total, sete eram de alagamentos em estradas nos bairros Águas Claras, Azambuja, Cedrinho, Centro II, Limeira Baixa, Primeiro de Maio e Zantão. Há registro de uma casa invadida pela água no bairro Limeira.

Ainda em Brusque, houve quatro registros de deslizamento de terra em residências em comunidades dos bairros Águas Claras, Limeira Baixa, Santa Luzia e Zantã. Houve ainda uma queda de muro no Dom Joaquim e duas situações de risco de queda de muro, nos bairros Águas Claras e Santa Luzia.

Continua depois da publicidade

Na cidade de Guabiruba, era por volta das 20h quando os bombeiros receberam um pedido de ajuda dos moradores da Rua da Mineração, no bairro Lageado Alto. A enxurrada arrastou uma ponte e deixou cerca de 30 moradores ilhados. As equipes de resgate improvisaram uma ponte usando uma escada e também com a ajuda de uma escavadeira para tirar as famílias do local.

Um vídeo do Corpo de Bombeiros mostra o momento do resgate. A expectativa é que uma ponte provisória seja feita hoje pela prefeitura, permitindo o acesso dos moradores às casas.

Santa Catarina tem alerta para temporais com ventos fortes e queda de granizo