A chuva forte que caiu no fim da tarde deste sábado (15) em Blumenau provocou alagamentos nas principais ruas da Região Central da cidade. Apesar de o volume ter surpreendido os moradores, não há registro de ocorrências, de acordo com a Defesa Civil. Apenas o dique da Santa Clara entrou em funcionamento para evitar que a água invadisse as casas na região da Itoupava Seca.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais mostram a intensidade do temporal, principalmente nos bairros em torno do Centro — Victor Konder, Vila Nova, Jardim Blumenau, Itoupava Seca, início do Garcia e região do Parque Ramiro Ruediger.
Na Rua João Pessoa (foto acima), por exemplo, próximo ao entroncamento com a Sete de Setembro, o asfalto virou um rio. O sistema de drenagem não suportou o volume de precipitação e a rua ficou totalmente alagada.
Nas proximidades do Terminal da Fonte, também houve registro de alagamentos. A subida da Rua Araranguá ficou completamente alagada, assim como o entorno do Supermercado Angeloni. Na Rua Nereu Ramos, pouco à frente da Escola Barão do Rio Branco, os carros tinham dificuldade para transitar por conta da lâmina d’água sobre a pista.
Continua depois da publicidade
Conforme dados do Sistema de Monitoramento de Alerta e Eventos Extremos de Blumenau (AlertaBlu), a região do Parque Ramiro, na Rua Alberto Stein, foi a que teve o maior volume de chuva das 18h às 19h: 66,8 milímetros, o que equivale a 66,8 litros de água por metro quadrado. O Centro da cidade teve o segundo maior índice, 42 milímetros (veja a lista abaixo).

Chuva em Blumenau das 18h às 19h
Região do Parque Ramiro: 66,8mm
Centro de Blumenau: 42mm
Nova Esperança: 27,2mm
Coripós: 20,8mm
Vorstadt: 17,8mm
Temporal era previsto
Na manhã deste sábado (15) a Defesa Civil já havia emitido um alerta para o Médio Vale do Itajaí, por conta da possibilidade de temporais com descargas elétricas, granizo e chuva intensa. A condição é associada à onde de calor que começou a atuar em Santa Catarina neste fim de semana.

Leia também
Blumenau soma 1.050 casos de Covid em 24 horas, número mais alto desde começo da pandemia
Continua depois da publicidade
Cliente tem parada cardiorrespiratória e morre dentro de supermercado em Blumenau
Homem destrói carro a machadadas ao ser abordado pela Guarda de Trânsito em Blumenau; vídeo