A chuva forte registrada em Blumenau e região resultou em ocorrências de deslizamentos e principalmente alagamentos na noite desta segunda-feira (17). Uma rua na região central da maior cidade do Vale do Itajaí foi interditada depois que uma ponte em obras ficou tomada pela água. Houve impacto também na distribuição de água em um ponto do município.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Acompanhada de trovoada, a chuva começou a cair no final da tarde. A intensidade impossibilitou o escoamento adequado e, assim, pontos conhecidos de Blumenau voltaram a alagar, bloqueando temporariamente vias de bairros como Victor Konder, Itoupavazinha, Vila Nova, Fortaleza e Itoupava Seca.
Uma lanchonete do bairro Fortaleza Alta foi tomada pela água, causando prejuízos. A Defesa Civil ainda estava em atendimento e, por isso, não enviou um balanço das ocorrências até a publicação deste texto.
A prefeitura adiantou apenas que houve o rompimento de uma rede de distribuição de água na Rua Bernardo Scheidemantel, esquina com a BR-470, no bairro Badenfurt. Com isso, poderá ocorrer intermitência no abastecimento na via e transversais. Os trabalhos de manutenção serão feitos na terça-feira (18). A previsão é concluir até as 10h.
Continua depois da publicidade
A Rua Paraíba foi interditada no entroncamento com a 7 de Setembro depois que os locais onde serão instaladas novas vigas na ponte em obra ficaram inundados. Nesta terça-feira (18) uma avaliação será feita. Não há previsão de liberação, mas ela pode ocorrer assim que a chuva der trégua.
Durante a chuva, na noite desta segunda, um motorista perdeu o controle e caiu na vala da BR-470, perto da Via Expressa. O carro quase chegou a invadir a contramão, parando às margens do sentido oposto. A princípio não houve feridos.
Indaial
Em Indaial, o acumulado chegou a 45 milímetros em três horas. Ruas ficaram alagadas e um deslizamento destruiu o muro de um terreno. Ninguém precisou de abrigo.
Leia também
Autor de ataque a creche em Blumenau revelou crime a amigo semanas antes, diz polícia