Um temporal provocou transbordamento de rios e deixou mais de 666 mil imóveis sem luz em São Paulo nesta sexta-feira (20). A chuva forte e as rajas de vento deixaram a cidade em estado de atenção e provocaram alagamentos.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Houve transbordamento do Rio Verde, do Córrego Franquinho na Penha, do Córrego Itaim e o Três Pontes, no Itaim Paulista, e o Córrego Água Vermelha, em São Miguel Paulista, todos na Zona Leste da capital.
Bairros como Itaquera, Itaim Paulista, Penha e São Miguel Paulista entraram em estado de alerta para alagamentos. A água invadiu uma unidade de saúde e o Terminal Itaquera, que ficou completamente alagado.
A primeira chuva intensa gerou alerta na cidade das 12h54 às 14h14, com registro de ventos de 83,2 km/h na Estação Meteorológica de Santana, Zona Norte. Um segundo temporal, às 16h27, colocou novamente a cidade em alerta com fortes rajadas de vento.
Continua depois da publicidade
As zonas Norte e Leste foram as mais afetadas. De acordo com a Enel, concessionária de energia elétrica na Grande São Paulo, 666,7 mil imóveis estão sem luz na região. As áreas mais afetadas pela falta do serviço são as zonas Oeste, Leste e Norte, da capital, sendo Barueri e Osasco os municípios mais impactados.
Chuva impactou voos
Os aeroportos de São Paulo seguem operando normalmente, mas tiveram alguns voos cancelados e outros desviados por conta da chuva. Em Congonhas, três voos foram direcionados para outros aeroportos.
Já no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a GRU Airport informou que houve uma oscilação de energia devido às chuvas e ventos fortes na região do aeroporto. Com isso, sete voos foram alternados para outros aeroportos, e quatro cancelados. Posteriormente, a energia foi reestabelecida.
Áreas de instabilidade trazidas por uma frente fria trouxeram o forte temporal que fez o tempo virar na capital. Até às 17h54, o Corpo de Bombeiros recebeu 89 chamados para queda de árvores na Grande São Paulo, todas sem vítimas.
Continua depois da publicidade
*Com informações do g1
Leia também
Seis regiões catarinenses estão em observação para temporais nesta sexta-feira; veja quais
Verão fica sem o La Niña e SC pode ter uma “surpresa climática” em 2025