O grande volume de chuva registrado neste sábado (19) provocou alagamentos em algumas cidades de Santa Catarina. Balneário Camboriú, Camboriú e Florianópolis tiveram casas e ruas cobertas pela água. Não há registros de ocorrências graves, mas a Defesa Civil segue de plantão porque a previsão é que a chuva continue.

Continua depois da publicidade

Nas últimas 12 horas choveu em média 83 milímetros em SC, sendo 117 mm em Florianópolis e 105 mm em Antônio Carlos, segundo a Defesa Civil, que também emitiu alerta de risco de enchente em Camboriú, no Vale do Itajaí.

> SC teve 12 cidades com mais de 100 milímetros de chuva em 24 horas

> Acesse para receber notícias de Santa Catarina por WhatsApp

Em Florianópolis a situação mais crítica é no Norte da Ilha. No Bairro Rio Vermelho várias ruas ficaram inundadas, dificultando o deslocamento dos moradores. Também foram registrados pontos de alagamento na Carvoeira, Santa Mônica e Córrego Grande. No Sul da Ilha, segundo a Guarda Municipal, o viaduto da SC 405, para quem vai para o Rio Tavares, está inerditado. 

Continua depois da publicidade

Rua Nery Donaciano Rodrigues, no Bairro Rio Vermelho
Rua Nery Donaciano Rodrigues, no Bairro Rio Vermelho (Foto: Ana Vaz)

A chuva forte da manhã deste sábado também alagou pontos da Avenida das Flores, uma das principais saídas de Balneário Camboriú em direção à BR-101. A Defesa Civil informou que a via precisou ser interditada, até o escoamento da água.

Avenida das Flores alagada em Balneário Camboriú
Avenida das Flores alagada em Balneário Camboriú (Foto: Ariel Silva, Arquivo Pessoal)

Leia mais sobre a chuva em SC

> Enxurrada alaga pontos em Balneário Camboriú e interdita avenida

> Chuva constante provoca alagamentos no Norte da Ilha, em Florianópolis

> Defesa Civil alerta para risco de enchente em Camboriú

Famílias retiradas de casa em Camboriú

Em Camboriú, cerca de 10 ruas foram interditadas. A previsão de chuva intensa e o aumento da tábua da maré, que tende a crescer nesta noite, devem contribuir para mais alagamentos e enchentes pontuais. Os moradores dos bairros Jardim Europa e Monte Alegre devem ficar atentos a essa possibilidade.  

Já houve retirada de pessoas de algumas casas no Monte Alegre. Duas embarcações do Corpo de Bombeiros estão se deslocando para o bairro. “O grande problema são as águas do interior que começam a descer”, comenta o secretário de Defesa Civil, Jaime Angel. 

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Defesa Civil do Estado emitiu um alerta da possiblidade de alagamentos e enchente em alguns locais, em Camboriú
A Secretaria de Defesa Civil do Estado emitiu um alerta da possiblidade de alagamentos e enchente em alguns locais, em Camboriú (Foto: Fabiano Correia)

A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está preparando dois abrigos para atender os moradores que precisam sair de suas casas. Um abrigo está sendo montado no Ginásio Francisco Duarte de Souza, no Areias. Outro no Adão da Rosa, no Conde Vila Verde, para atender o Monte Alegre. Um ônibus da prefeitura também está à disposição para buscar pessoas. 

Precipitação acumulada nas últimas 12 horas
Precipitação acumulada nas últimas 12 horas (Foto: Divulgação / Defesa Civil de SC)

Recomendações

A recomendação da Defesa Civil é que durante as chuvas a população busque um local abrigado, longe de placas, árvores e poste de energia. Se estiver na praia, a orientação é que jamais fique na água. Nos locais abrigados, o mais seguro é ficar distante de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Leia também

> Brasil atinge marca de 500 mil mortos por Covid-19

> Decisão do STF impede demolição de 150 casas em SC

> Apenas 1 região de SC sai do risco gravíssimo para a Covid-19; SC tem 15 áreas no vermelho

> Lázaro, assassino em série de Goiás, deixou carta em esconderijo; veja trechos

> Quem é Lázaro Barbosa, o serial killer de Goiás

> Sexo na praia e andar pelado: SC tem 86 condenados por ato obsceno em público