A chuva persistente dessa sexta-feira (17) causou transtornos no Vale do Itajaí, principalmente a partir do final da tarde, quando ficou mais intensa em algumas regiões. Há registro de alagamentos, quedas de árvores e deslizamento de terra em algumas cidades. Não há informação de famílias desabrigadas pelo temporal.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta máximo para o risco de descargas elétricas, alagamentos e chuva de granizo no Vale do Itajaí O alerta iniciou às 16h40min e seguiu até as 19h. O fenômeno ocorreu por conta da atuação de uma onda de baixa pressão que deixa o tempo instável em Santa Catarina neste fim de semana.

> Alerta de chuva forte traz risco de alagamentos e deslizamentos de terra para SC

Blumenau

A Defesa Civil recebeu três chamados por causa da chuva. Houve uma queda de árvore na Rua Arnold Hemmer, no bairro Badenfurt. A Guarda de Trânsito esteve no local para desobstruir a estrada.

Continua depois da publicidade

Outro chamado, em atendimento às 17h40, tratava de um deslizamento de terra em via pública na Vila Bromberg. Equipes da prefeitura foram ao local para verificar a situação. Uma equipe também foi deslocada à Rua Amadeu da Luz, no Centro de Blumenau, para uma ocorrência, à princípio, de infiltração.

Presidente Getúlio

O volume de chuva expressivo em pouco tempo acabou alagando um trecho Rua Curt Hering, no Centro da cidade, mas não invadiu nenhum imóvel. A prefeitura informou ainda que uma comunidade no interior ficou sem acesso por causa da chuva.

Em Presidente Getúlio volume de água já é grande nas ruas
Em Presidente Getúlio volume de água já é grande nas ruas – (Foto: Redes Sociais, Reprodução)
Rua no interior de Presidente Getúlio fica alaga e bloqueia passagem de moradores
Rua no interior de Presidente Getúlio fica alaga e bloqueia passagem de moradores – (Foto: Redes Sociais)
Equipe da Defesa Civil precisou desobstruir trecho da SC-114, em Taió
Equipe da Defesa Civil precisou desobstruir trecho da SC-114, em Taió – (Foto: Maurício Samp)
SC-114, em Taió, ficou parcialmente interditada após queda de barreira
SC-114, em Taió, ficou parcialmente interditada após queda de barreira – (Foto: Rádio Educadora)
Carro é atingido por enxurrada em Taió
Carro é atingido por enxurrada em Taió – (Foto: Rádio Educadora, Reprodução)
Em Trombudo Central, uma árvore caiu sobre a BR-470, no Km 161
Em Trombudo Central, uma árvore caiu sobre a BR-470, no Km 161 – (Foto: Corpo de Bombeiros, Divulgação)
Árvore caiu sobre carro em Balneário Camboriú
Árvore caiu sobre carro em Balneário Camboriú – (Foto: Bombeiros Militares, Divulgação)

Rodeio

Houve registro de alagamentos nos bairros Glória e Nova Brasília. Segundo a Defesa Civil do município, a água subiu rapidamente em algumas ruas, mas em questão de cinco minutos já baixou. Nenhum imóvel foi afetado e os bombeiros não receberam chamados de emergência.

Taió

Taió foi a cidade do Alto Vale com o maior volume de chuva acumulado. Foram 35,6 milímetros em seis horas, entre a tarde e noite, confome dados da Defesa Civil do Estado. Uma barreira caiu na SC-114, próximo à entrada da cidade, e deixou o trânsito parcialmente bloqueado. Houve queda de muro na Rua Padre Eduardo, Centro, e a Rua Francisco Tomazzoni ficou alagada, com cerca de 40cm de água, sendo necessário resgatar um motorista de um carro que estragou ao passar pelo alagamento.

Continua depois da publicidade

Trombudo Central

Na BR-470, entre Trombudo Central e Agronômica, uma árvore caiu na pista em virtude do temporal. Os bombeiros precisaram ser acionados para fazer a remoção e desobstruir a estrada, que ficou em meia-pista por cerca de 30 minutos.

Balneário Camboriú

Uma árvore caiu sobre um carro estacionado em uma rua de Balneário Camboriú. Os bombeiros fizeram o corte e liberaram a passagem da via. O carro foi danificado, mas ninguém se feriu.